A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (Cipcães), realizou na quarta-feira (21/07) um treinamento estratégico com cães, com a participação do efetivo do Batalhão Operacional Ribeirinho da Marinha do Brasil no Amazonas. A ação teve foco no policiamento de segurança, valorizando o intercâmbio entre as duas forças, que utilizam os animais adestrados no combate ao crime e suas investidas pelos rios, lagos e demais cursos de água amazonenses.

A ação conjunta contou com os ensinamentos e considerações técnicas dos policiais militares instrutores do Cipcães, que, somados às experiências adquiridas ao longo do tempo em que a PMAM adota este tipo especial de policiamento com cães farejadores no combate ao narcotráfico, por exemplo, vem marcando cada vez mais a participação desses animais em operações policiais de ponta ou mais complexas.

O treinamento desta quarta-feira contou com oito cães, que foram instruídos de maneira sistemática e presencial nas embarcações ancoradas no Porto de Manaus e na área do Porto da Manaus Moderna, locais de grande frequência de barcos regionais vindos de todos os cantos da região.

O treinamento, considerado positivo, obedeceu a dinâmicas como potencialização, socialização, emparelhamento, detecção de narcóticos camuflados ou de difícil acesso nos ambientes flutuantes abrangendo habitações, embarcações de passageiros ou de recreio, lanchas, iates e veleiros que transitam pelas águas do Amazonas.

Desta forma, as equipes do Cipcães e do Batalhão Operacional Ribeirinho, unidos com os cães policiais especializados, apuraram e irão compor a defesa e combate ao crime, das infrações corriqueiras às de maior potencial ofensivo.

Com informações da assessoria da PM

Artigo anteriorPR: Líderes religiosos que atraíam crianças com pizza são alvo da polícia
Próximo artigoDanilo Gentili detona LuÍsa Sonza: “Mostrar bunda, qualquer uma mostra”