O Diretório Municipal do PMDB em Manaus confirmou, nesta semana, a candidatura do professor Gedeão Amorim a vereador da capital. Gedeão disputou sua última eleição em 2014, para deputado federal, obtendo, aproximadamente, 63 mil votos, sendo mais de 28 mil só em Manaus e ficou como segundo suplente da coligação, na primeira vez em que foi testado nas urnas.

Com a candidatura do professor Gedeão para uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o PMDB pretende aumentar o número de membros de sua bancada no Parlamento, que hoje é formada por um só vereador. Para debater as propostas de campanha, o candidato a vereador reuniu-se, durante a noite, deste fim de semana, com gestores escolares e lideranças comunitárias na sede do PMDB, no bairro Parque Dez, zona sul.

Secretário estadual de Educação por duas vezes, Gedeão contou com ampla adesão dos educadores e gestores escolares nas esferas municipal, estadual e federal. “Nossa campanha pode ter começado um pouco depois dos outros candidatos, mas já podemos constatar um grande entusiasmo de importantes formadores de opinião como os representantes da Educação na capital. Faremos uma campanha limpa e propositiva”, disse.

Entre os apoiadores da Educação estava o professor da rede pública estadual de ensino, Donizete Gonçalves. Ele relembrou com admiração a trajetória do Professor Gedeão Amorim pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e com o projeto de formação de professores. “Sou educador há mais de 25 anos, conheci o professor Gedeão em 1991 na Ufam, ele foi diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras e pró-reitor da universidade. Ele foi o idealizado do Pró-Formar, que ajudou na formação de grande parte dos educadores que, hoje, lecionam na rede pública de ensino” afirmou Donizete.

Experiência

Além dos educadores, profissionais de outras áreas participaram do encontro e confirmaram a adesão à candidatura do professor, como a engenheira química Marjorie Leite. Ela defende que a entrada do professor Gedeão para a CMM, o Parlamento ganharia em qualidade. “Ele com certeza é um candidato completo em todos os âmbitos. Além educador, ele atuou na administração da saúde pública, o professor Gedeão tem muita experiência em gestão nos setores da Saúde e Saneamento Básico” disse.

O líder comunitário do bairro São José, o comerciante Mário Soares, disse o professor Gedeão tem o reconhecimento de moradores da zona Leste por ter trabalhado importantes projetos quando era secretário de Educação, como o projeto Jovem Cidadão e a extinção do “turno da fome” nas escolas públicas. “Meus filhos foram beneficiados com os projetos realizados por ele na Seduc e só podemos dizer que temos muita gratidão”, concluiu.

Biografia

Com 64 anos, Gedeão Amorim dedicou mais de 30 anos aos serviços públicos em diversos segmentos. Foi professor, gestor escolar, secretário estadual de Educação, diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Ufam, pró-reitor da mesma universidade, diretor do Hospital Francisca Mendes e superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Gedeão é graduado em Filosofia, com especialização em Antropologia Amazônica e tem Mestrado em Administração em Políticas e Gestão Institucional.

Artigo anteriorCampanha de Henrique e Alessandro Bronze nas ruas tem o reforço da família
Próximo artigoMilitantes e apoiadores da campanha de José Ricardo participam de ‘bandeiraço’ na Bola do Produtor