Fotos – Divulgação / Implurb

A Prefeitura de Manaus participa no dia 28/10 de webinar internacional com o tema “Bens Comuns: Experiências de Nápoles, Manaus e São Paulo”, evento realizado pelo Programa de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC), às 10h (horário Manaus), com duração de 75 minutos. O webinário terá tradução simultânea em inglês, espanhol e português e contará com transmissão pela plataforma Zoom, com inscrições abertas neste link.

De Manaus, representando o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o vice-presidente da autarquia, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, participa do evento apresentando dados da visita de técnicos da Prefeitura de Manaus a Nápoles e a importância do uso de bens comuns para o centro histórico da capital e de prédios abandonados, permitindo seu reuso e ocupação.

Participam ainda do webinar Nicola Masella, Giuseppe Micciarelli e Rodrigo Savazoni Masella e Micciarelli, que vão expor experiências criadas na cidade italiana, melhores práticas e lições de espaço urbanos ocupados que passaram a servir de laboratórios para atividades culturais e democráticas a partir da governança coletiva. Savazoni é escritor, pesquisador e gestor cultural de São Paulo e vai abordar casos de sucesso latino-americanos.

“Dentro da experiência da visita a Nápoles vamos tratar de como se usa o imóvel público como oferta para que a sociedade civil possa usufruí-lo. São vários os usos e atividades múltiplas, reunindo setores, de modo que o modelo funciona muito bem para locais como Manaus. E acaba desonerando o poder público, com um bem que passa a ter uma gestão pelos próprios usuários, tendo contas e manutenção arcadas pelo grupo gestor”, comentou Andrade.

A ideia é que a sociedade civil organizada, incluindo associações e cooperativas, possam gerir alguns prédios públicos que sejam disponibilizados como bens comuns. “Essa experiência já funciona na Europa e pode ser trazida para a América do Sul, tendo o Iurc como elemento intermediador de melhores práticas”, completou o vice-presidente.

A adoção de bens comuns encontrada em Nápoles consiste basicamente em ter o bem entregue à sociedade civil organizada para cuidar e usar, sendo a mesma responsável por arcar com custos ou buscar parceiros. “E esses espaços podem e devem ser ocupados por artistas, artesãos, carpinteiros e profissionais interessados, que levam vida ao local e cuidam do mesmo”, disse Andrade.

Convidados

A Prefeitura de Manaus ainda vai participar do evento internacional Iurc América Latina “Rumo a Cidades e Regiões Sustentáveis”, que acontecerá na Colômbia, na cidade de Barranquila, de 20 a 21/10, como convidada do programa, representada pelo Implurb.

Desde o ano passado, Manaus integra o grupo Iurc, a partir de um termo de cooperação assinado com o Implurb. Dentro do programa, a cidade parceira de Manaus é Nápoles, e representantes técnicos da autarquia participam de encontros virtuais, troca de experiência em regeneração urbana, sustentabilidade urbanística e perspectivas, incluindo workshops e webinários.

O vice-presidente do Implurb vai representar Manaus no evento internacional, com as despesas pagas pelo programa. Na Colômbia, o evento terá um seminário sobre “Soluções Baseadas na Natureza e Regeneração Urbana”, workshops da Iurc América Latina e visitas locais relevantes, onde os participantes e especialistas internacionais vão poder trocar conhecimento e experiências em campo.

É foco da gestão do prefeito David Almeida fortalecer a capacidade da administração pública para projetar, desenvolver e implantar planos e projetos que promovam o ambiente sustentável e inclusivo no planejamento. “A sustentabilidade segue em alta e as ações de governo com foco nas pessoas é uma tendência para que a comunidade possa usufruir das cidades com qualidade de vida e organização”, completou o vice-presidente do Implurb.

Artigo anteriorConselheiros do TCE-AM serão homenageados pela Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas
Próximo artigoOAB-AM realiza a 1ª fase do 36º Exame de Ordem Unificado neste domingo (23)