A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), desarticulou um esquema de tráfico de drogas que funcionava a partir de um condomínio de luxo localizado no bairro Colônia Terra Nova, zona norte de Manaus. A operação, deflagrada na segunda-feira (3/11) e apresentada nesta quarta-feira (5/11), resultou na prisão de um homem de 37 anos e uma mulher de 32, além da apreensão de 608 quilos de drogas, entre maconha e cocaína, avaliadas em R$ 13,5 milhões.

De acordo com a Polícia Civil, essa é a segunda grande apreensão realizada pelo DRCO em uma semana. Somadas, as operações totalizam 1,3 tonelada de entorpecentes apreendidos, avaliados em cerca de R$ 38,5 milhões.

Investigação e prisões

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou a eficiência do trabalho de inteligência da equipe que identificou o casal, que usava atividades agropecuárias como fachada para movimentar o tráfico de drogas em Manaus.

“Mais uma atuação em razão do trabalho de inteligência que é realizado neste Departamento, com um modo de atuação diferente do que estamos acostumados, porque, na maioria das vezes, essas drogas vêm da região de fronteira e pertencem a organizações criminosas, o que não era o caso dos dois”, explicou Fraga.

Segundo o delegado Mário Paulo, os suspeitos já eram monitorados pela Polícia Civil por envolvimento com o tráfico. O homem teria sido identificado como o responsável por receber carregamentos de drogas na BR-319 e distribuir os entorpecentes em diferentes pontos da cidade.

“Tudo indica que se trata de um perfil de pseudoempresários que lavam dinheiro do tráfico em atividades ilícitas sob aparência de legalidade”, afirmou o delegado.

Apreensões e esquema

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça, os policiais encontraram 531 tabletes de maconha e 17 de cocaína, além de caixas de papelão e uma máquina seladora a vácuo usada para embalar os entorpecentes.

Dois veículos — uma Chevrolet S10 branca e uma Mitsubishi L200 Triton — utilizados para transportar as drogas entre diferentes zonas de Manaus também foram apreendidos.

Os suspeitos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico e permanecem à disposição da Justiça.

Artigo anteriorHUGV-Ufam realiza mutirão de saúde indígena com expectativa de mais de 100 atendimentos
Próximo artigoIncêndio de grandes proporções atinge Centro Histórico de Porto Alegre. Veja vídeo