A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do setor de Gerência de Processamento de Dados (GPD), efetivou, entre os meses de abril e julho de 2021, a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Documentos (Siged) e do Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), em todos os Distritos Integrados de Polícia (DIPs), bem como nas delegacias especializadas da capital.

Conforme o escrivão de polícia, Douglas André, gerente do GPD, os processos das implementações foram planejados pelas zonas, iniciando-se na zona leste e sendo finalizadas na zona sul, em treinamentos presenciais nas unidades policiais, bem como por meio de tutoriais em vídeo.

“Atualmente todos os procedimentos, criminais e administrativos, são 100% eletrônicos, em que os processos criminais estão configurados eletronicamente desde o registro da ocorrência até o seu envio à justiça. Também os processos administrativos podem ser realizados sem qualquer utilização de folhas de papel”, esclareceu.

O setor atuou diretamente no treinamento das equipes policiais, bem como no suporte aos equipamentos eletrônicos, para a manutenção e atualização.

Ainda conforme o gestor, os serviços dividem-se em suportes, redes e sistemas. “Os técnicos que integram a equipe são avaliados, desde o início, para que a distribuição dos serviços ocorra da melhor forma possível”, comentou o escrivão.

Os suportes às equipes das unidades policiais seguem de forma presencial e por meio dos tutoriais em vídeo. Com isso, os processos já podem ser tramitados pela instituição de forma digital, e já começa a ser estendido para todas as delegacias do Amazonas.

Artigo anteriorSecretaria de Educação abre vagas do Provão Eletrônico para pessoas com deficiências
Próximo artigoRio Grande do Sul confirma transmissão comunitária da variante Delta