A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), prendeu em flagrante, na segunda-feira (16/01), por volta das 17h, João Paulo Canavarro e Silva, de 32 anos, pela prática de extorsão. A prisão ocorreu na avenida Itaúba, bairro Jorge Teixeira, zona leste.
De acordo com o delegado Antônio Rondon, titular da unidade especializada, o infrator, por meio de um aplicativo de mensagens, exigia da vítima, seu ex-empregador, uma quantia de R$ 15 mil para não propagar, falsamente, difamações a seu respeito.
“O motivo da ação criminosa, que começou na sexta-feira (13/01), teria sido a demissão do autor, que ocorreu no dia 1º de janeiro deste ano. Após acompanhar as tratativas da extorsão, fomos à localidade mencionada e efetuamos a prisão de João Paulo, momento em que ele aguardava o recebimento de R$ 14 mil que restavam de sua exigência”, relatou.
Ainda conforme a autoridade policial, João chegou a receber mil reais, valor no qual foi transferido para ele por meio da conta bancária de uma pessoa do seu ciclo de convivência, entretanto, ele alegou desconhecer a natureza da quantia recebida.
João foi autuado pelo crime de extorsão e ficará à disposição do Poder Judiciário.