Nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Tabatinga, no Amazonas, como parte da operação Fake Trip. A ação tem como objetivo investigar uma associação criminosa suspeita de desviar recursos da saúde municipal para fins pessoais.
Os mandados foram cumpridos nas residências de servidores públicos suspeitos de integrarem o esquema. As investigações tiveram início após uma prisão em flagrante ocorrida em fevereiro deste ano no Aeroporto Internacional de Tabatinga.
Na ocasião, um suspeito afirmou estar viajando para Manaus para realizar tratamento de saúde, mas acabou confessando que o verdadeiro motivo da viagem era assistir a um jogo de futebol. As passagens aéreas, de ida e volta, foram custeadas com verbas públicas da saúde municipal.
O nome da operação, Fake Trip, faz referência à “viagem a trabalho falsa” declarada pelo suspeito. A partir deste caso, a Polícia Federal aprofundou as investigações e identificou um possível esquema de maior abrangência, envolvendo outros servidores e recursos públicos.
A operação apura crimes de peculato, emprego irregular de verbas ou rendas públicas, associação criminosa, corrupção passiva e corrupção ativa. Caso condenados, os envolvidos podem enfrentar penas que, somadas, chegam a 38 anos de prisão.