Diversas atividades policiais foram realizadas no Vale do Javari nesta quinta-feira (23/3). Os trabalhos se iniciaram pela manhã com a deflagração da Operação Tucandeira, no município de São Paulo de Olivença/AM, que teve como objetivo reprimir o garimpo ilegal na região.

Na parte da tarde, uma base fluvial da Polícia Federal foi deslocada de Manaus ao Vale do Javari. O local servirá como ponto de apoio para realização de diversos trabalhos de prevenção e repressão ao crime na localidade.

Outros órgãos que atuam na repressão aos delitos que ocorrem no Vale do Javari também terão o suporte da Base Fluvial, que ficará instalada no município de Atalaia do Norte/AM.

Em complemento a essas ações da Polícia Federal, o Diretor da Amazônia e Meio Ambiente – DAMAZ – Delegado de Polícia Federal Humberto Freire, e o Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, Delegado de Polícia Federal participaram de uma reunião com lideranças indígenas da UNIVAJA.

A finalidade do encontro foi debater sobre questões referentes a segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região.

Operação Tucandeira

Polícia Federal no Amazonas realizou a Operação Tucandeira, que tem por objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro no Vale do Javari/AM.

A operação teve como resultado a destruição de três balsas/dragas utilizadas na garimpagem ilegal. A ação contou com policiais federais e com fiscais do IBAMA.

A PF esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que, portanto, as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas.

Artigo anteriorCaso Marcius Melhem: mulheres que acusam humorista de assédio quebram o silêncio
Próximo artigoPCC desembolsou R$ 1,2 milhão em plano para sequestrar e matar Moro