A Polícia Federal prendeu na manhã desta quinta-feira, 8, em Guarulhos o deputado federal João Rodrigues (PSD-SC). A PF cumpriu o mandado de prisão expedido pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) após a decisão majoritária do Colegiado na última terça-feira, 6, na qual foi determinado o início do cumprimento da pena.

O parlamentar será levado do Aeroporto de Guarulhos para Brasília. João Rodrigues foi condenado em segunda instância a cinco anos e três meses em regime semiaberto por dispensa irregular de licitação.

Em nota, a PF informou que levantamento com apoio das adidâncias nos EUA e Paraguai identificou que o deputado estava no exterior e havia modificado seu bilhete de passagem, alterando o destino final do Brasil para o Paraguai.

“Com receio de que ocorresse a prescrição da execução da pena, prevista para a próxima segunda-feira, 12 , a Polícia Federal comunicou o fato ao ministro Alexandre de Moraes, presidente da Primeira Turma do STF, que autorizou a inclusão em difusão vermelha no banco de dados da Interpol (Polícia Internacional)”, diz a nota da PF.

João Rodrigues foi impedido de entrar no Paraguai. O deputado embarcou em voo rumo a Guarulhos/SP, onde foi preso.

Na terça-feira, a Primeira Turma da Corte rejeitou recurso protocolado pela defesa do deputado, que pedia revisão da condenação pelo Tribunal Regional Federal da 4° Região (TRF-4), decretada em 2009, por fraude e dispensa de solicitação.

João Rodrigues é o terceiro deputado a cumprir pena. Paulo Maluf (PP-SP) e Celso Jacob (PMDB-RJ) estão presos.

A reportagem tentou contato com a defesa do deputado João Rodrigues. O espaço está aberto para manifestação.

Artigo anteriorLuiz Castro cobra da Amazonas Energia solução para São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigoNos pênaltis, Atlético Bahia Clube (ABC) garante título de campeão Amazonense de Futsal