indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, foram mortos no Vale do Javari

Nessa quinta-feira (18), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, divulgou que a Polícia Federal efetuou a prisão de mais um suspeito vinculado às mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, ocorridas em junho de 2022 no Vale do Javari, situado no Norte do Amazonas.

O alvo preso hoje é Jânio de Souza, que estava cumprindo regime semiaberto há 3 meses em Tabatinga (AM). Segundo a PF, ele era linha auxiliar de Ruben Dário Villar, o Colômbia, que é apontado como o mandato do duplo assassinato.

“Na operação de hoje, a Polícia Federal prendeu mais um envolvido na organização criminosa responsável pelos homicídios contra Bruno Pereira e Dom Phillips”, informou Dino em suas redes sociais.

O Crime

Os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips foram eventos marcantes e trágicos que ocorreram na região do Vale do Javari, despertando grande preocupação e clamor por justiça. As vítimas, um indigenista brasileiro e um jornalista inglês, foram mortas em circunstâncias que levantaram questões sobre a segurança na região e a proteção daqueles que atuam em defesa dos povos indígenas.

Bruno e Dom viajavam juntos de barco pelo Rio Itaquaí e foram vistos pela última vez em 1 de junho na cidade de Atalaia do Norte, próxima à terra indígena Vale do Javari, segunda maior do país e alvo constante da ação de pescadores ilegais, garimpeiros e madeireiros.

Bruno fazia uma expedição para fornecer treinamento a indígenas interessados em proteger os seus territórios. E Dom estava escrevendo um livro intitulado “Como salvar a Amazônia?”.

As autoridades seguem trabalhando para esclarecer completamente os eventos e levar todos os responsáveis à justiça. O caso destaca a necessidade contínua de aprimorar as medidas de segurança nas áreas sensíveis e a importância de proteger aqueles que dedicam suas vidas à defesa dos direitos indígenas e à preservação da Amazônia.

Artigo anterior“Viciada em sexo”, afirma jornalista sobre Flordelis
Próximo artigoFausto Júnior assume oficialmente Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano