FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM

As equipes de investigação da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em ação conjunta com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prenderam em flagrante, no sábado (30/07), por volta das 8h30, Davi Pereira Costa, 19, e às 11h, Nelson Gonçalves Macedo, conhecido como ‘Guaxinim’, 29, pelo homicídio de Ivan Santana de Miranda, que tinha 24 anos. Ambos foram presos no mesmo bairro onde ocorreu o crime.

O crime ocorreu no mesmo dia das prisões, às 8h, em um hotel, na avenida Joaquim Nabuco, bairro Centro, zona sul.

De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da unidade especializada, a ação criminosa também teve a participação de um adolescente de 15 anos, e, ainda, de outro indivíduo identificado apenas como Jair, o ‘Gordinho’.

“O grupo criminoso alegou que Ivan foi morto por engano, em seu local de trabalho. Dois deles, no dia do crime, ficaram do lado de fora, e outros dois abordaram a vítima na recepção, onde Nelson efetuou os disparos de arma de fogo contra Ivan”, relatou o titular.  

Segundo a autoridade policial, ainda no sábado, meia hora após o homicídio, durante patrulhamento de rotina pelo Centro, policiais militares perceberam que Davi e o menor, tiveram atitudes suspeitas ao avistarem a viatura da PM, momento em que a guarnição realizou abordagem e revista pessoal e encontrou o celular que pertencia a Ivan Santana, levado após o homicídio.

“A guarnição levou o adolescente e Davi para Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI), e, durante os procedimentos, o menor confessou sua participação no ato infracional análogo ao crime de homicídio. Nossa equipe foi acionada pelos colegas da DEAAI, ocasião em que fomos ao local do fato e tivemos acesso às imagens das câmeras de segurança do estabelecimento, e constatamos a participação dos dois, além de outros dois indivíduos, no delito.”, explicou Cunha.

Conforme o delegado, em depoimento, a dupla informou que Nelson e Jair estavam escondidos, e entregou o paradeiro deles.

“Eles levaram os policiais onde ‘Guaxinim’, o autor dos disparos, foi preso e Jair evadiu-se do local com a arma do crime, e agora está foragido”, disse a autoridade.

Procurado  

O quarto envolvido no crime, identificado apenas como Jair, conhecido como ‘Gordinho’, está sendo procurado pela DEHS, apontado como o organizador do crime.

“Quem tiver informações acerca da localização desse infrator deve entrar em contato pelo número (92) 98118-9535 ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM)”, ressaltou o titular.

Procedimentos  

Davi e Nelson irão responder por homicídio qualificado e corrupção de menor. Ambos ficarão à disposição da Justiça.

O adolescente foi encaminhado à DEAAI para os procedimentos cabíveis.

Artigo anteriorBolsonaro é o primeiro brasileiro entrevistado pelo Censo 2022
Próximo artigoPC prende mulher condenada por latrocínio e corrupção de menores no Novo Israel