
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu nesta sexta-feira (08/08) três homens apontados como participantes do homicídio do empresário Severino Gomes das Mercês, de 69 anos, ocorrido durante um assalto violento na madrugada de 17 de julho, no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. A ação faz parte da Operação Senectus, deflagrada pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).
Foram presos Carlos Eduardo Nogueira dos Santos, 27 anos, conhecido como “Japonês”; Richardson da Silva Pereira, 22, o “Jacaré”; e Rikelme Souza Araújo, 21. Contra eles havia mandados de prisão temporária expedidos pela Justiça. Nas residências dos investigados, a polícia também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de drogas, materiais ligados ao crime e o veículo usado na ação criminosa — um carro alugado por Carlos Eduardo.
As investigações revelaram que o grupo criminoso, formado por ao menos seis envolvidos, incluindo um adolescente de 17 anos, invadiu a casa da vítima se passando por policiais civis, todos armados. A vítima, que morava com a neta e possuía porte de arma, tentou reagir à invasão, mas acabou sendo alvejada e morta no local.
De acordo com o delegado Ricardo Cunha, titular da DEHS, a organização criminosa demonstrava elevado grau de planejamento. Carlos Eduardo, por exemplo, atuava como motorista de aplicativo e teria levado um prestador de serviços à casa do empresário dias antes do crime. Durante a corrida, o profissional comentou que trabalharia na residência de uma pessoa idosa, com posses, que morava sozinha. A informação despertou o interesse do grupo, que passou a monitorar Severino.
“Esse motorista ouviu do prestador que ia trabalhar na casa de um empresário idoso, que vivia sozinho. Isso despertou a atenção da quadrilha, que se organizou e começou a vigiar a vítima”, detalhou o delegado.
Durante a invasão, o empresário ainda chegou a efetuar disparos contra os criminosos, mas foi superado em número e poder de fogo. A neta da vítima estava presente no imóvel, mas não foi ferida. Vizinhos acionaram a polícia após ouvirem diversos tiros durante a madrugada.

Além dos três presos, outros três suspeitos continuam foragidos: Ezequias Ramos dos Santos, 39, conhecido como “Saci”; Rikarison da Costa Antão, 32, o “Enrico”; e o adolescente. A Polícia Civil reforça que as investigações continuam e pede apoio da população para localizá-los. Informações podem ser repassadas de forma anônima pelo Disque-Denúncia da DEHS (92) 98118-9535 ou pelo número 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

A Operação Senectus integra um conjunto de ações da DEHS voltadas ao combate aos crimes violentos e homicídios em Manaus. A delegacia reafirmou o compromisso de levar todos os envolvidos à Justiça.







