Por volta das 14h desta segunda-feira (05/10), policiais militares do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreenderam um homem de 37 anos e um operador de retroescavadeira maior de idade, por estarem extraindo ilegalmente uma quantidade em grande proporção de barro em terreno localizado na AM-070, sentido Iranduba/Manaus, causando assim, danos ambientais no local e em seu entorno.

Segundo os policiais do BPAmb, a equipe estava patrulhando a estrada quando observou duas caçambas carregadas de barro em movimento, no sentido contrário.A guarnição se deslocou para o local onde estava sendo retirado o mineral e, ao encontrar, adentrou onde uma retroescavadeira estava sendo manuseada.

O proprietário do sítio foi abordado. No decorrer do diálogo, o homem declarou aos policiais que retirava o barro sem autorização de qualquer um dos órgãos de proteção ambiental. Por isso, ele foi levado juntamente com as chaves da retroescavadeira e o operador da mesma à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA) para as providências relacionadas ao caso.

O CPAmb/BPAmb orienta a população que impedir ou dificultar regeneração natural de florestas, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores sem licença e autorização dos órgãos ambientais competentes, contrariando as normas legais e regulamentares, constitui crime ambiental e seus autores estão sujeitos aos rigores da Legislação Ambiental.

Com informações da assessoria da PM

Artigo anteriorPoliciamento Ambiental apreende quelônios e galos usados em rinha, na zona norte
Próximo artigoEstado já gastou R$ 1,6 milhão com atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito em 2020