O XXVIII Festival do Peixe Ornamental de Barcelos (FESPOB), que deveria ser realizado nos dias 25, 26, 27 e 28 do mês de janeiro, não tem data certa para acontecer.

Depois de ser adiado para o dia 8 deste mês, por conta das obras de ampliação do “Piabódromo” não terem sido concluídas no prazo definido, a Prefeitura de Barcelos foi autuada nesta quarta-feira, 31.01, pelo Corpo de Bombeiros, por não possuir o certificado que atesta que Piabódrromo reúne todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação.

Sem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), além de não possui autorização ou declaração para a realização do evento, a prefeitura de Barcelos não poderá realizar o festival.

De acordo com o Termo de Autuação, o prefeito do município, Edson Mendes, tem 30 dias para regularizar a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros para que a festa aconteça.

Na hipótese do realização do festival sem o cumprimento das exigências formais do Corpo de Bombeiros, o Piabódromo pode ser interditado e o prefeito está sujeito a sanções administrativas, sem prejuízo da responsabilidade civil e penal, além de multa.

Para entender

A partir de 2022, a prefeitura de Barcelos passou a receber investimentos do Governo Federal para investir na reforma e ampliação do Piabodromo.

As obras foram iniciadas no dia 22 de março de 2023, conforme vídeo exibido pelo prefeito, que anunciou um  “Novo Piabodromo”  com espaço ampliado denominado Cidade dos Peixes,  com 15 camarotes, espaço para confecção de alegorias, local para venda de artesanato, cultura indígena, café da manhã, enfim, um espaço para difundir a cultura de Barcelos.

Ainda no mesmo vídeo, Edson Mendes declarou que o Fespob 2023 seria realizado em um novo Piabodromo, com direito a cadeiras cativas cobertas, 27 camarotes, arquibancadas e pisos novos, palco fixo e bares. 

Até o fim de 2023, mais de 5 milhões de reais tinham sido repassados à prefeitura.

Segundo a previsão dos documentos dos repasses das verbas do Governo Federal, o Piabodromo deveria ter sido concluído e entregue pela Prefeitura de Barcelos até o mês de setembro de 2023.

Artigo anteriorDelegacia da Receita Federal em Manaus inaugura Sala 360° para uso compartilhado de servidores públicos
Próximo artigoTemporada Carnavalesca tem programação gratuita no Shopping Grande Circular