A Potássio do Brasil, subsidiária da Brazil Potash Corp (NYSE-American: GRO), marca presença este ano na XXIV Feira Agropecuária e na XXV Festa do Leite de Autazes, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município localizado a 120 km de Manaus. Entre os dias 26 e 29 de novembro, a empresa participa dos eventos com um estande especial no Parque de Exposições Jair de Menezes Tupinambá, onde apresentará ações, avanços e benefícios do Projeto Potássio Autazes.

O espaço foi planejado para receber a comunidade em um ambiente amplo e confortável, reunindo informações sobre o projeto, que já se encontra licenciado para implantação, e também sobre o Plano de Desenvolvimento de Autazes (PDA). O PDA é conduzido pela Prefeitura em parceria com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e outras instituições, com foco no desenvolvimento sustentável do município antes, durante e após o início da operação de extração do potássio.

Entre os destaques, o estande contará com um ambiente “instagramável”, permitindo que os visitantes interajam com grãos de potássio e conheçam de forma lúdica a importância do mineral. A empresa também fará a distribuição gratuita de mudas florestais e frutíferas produzidas em seu viveiro na Vila de Urucurituba, onde estão em andamento as obras de implantação do projeto. A população ainda poderá degustar queijos premiados produzidos por agroempreendedores locais.

A programação inclui ainda um espaço especial dedicado ao povo indígena Mura, destacando a relevância cultural da etnia no território de Autazes e reforçando o respeito às tradições e conhecimentos originários.

O estande funcionará como ponto de diálogo direto com a população, permitindo que moradores tirem dúvidas e conheçam de perto os impactos positivos previstos para a economia local, geração de empregos e sustentabilidade ambiental.

“Participar desta tradicional festa de Autazes faz parte do compromisso da empresa com o desenvolvimento do município. Nosso objetivo é fortalecer a economia, valorizar a cultura local e manter um diálogo transparente com a população”, afirmou Raphael Bloise, presidente da Potássio do Brasil. Segundo ele, o projeto é guiado pela premissa de colocar “a comunidade local e o meio ambiente no centro das decisões”.

Nesta edição, a Potássio do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Autazes, promove a doação de mil mudas durante o evento, incentivando ações de educação e conservação ambiental. Outras 9 mil mudas foram entregues recentemente à gestão municipal para a terceira edição do programa Planta Autazes, ampliando a arborização e recuperação de áreas verdes.

A Festa do Leite, uma das maiores celebrações da economia criativa autazense, inclui rodeios, corridas de cavalo, exposição de animaisa Rainha do Leite, q, feira de agronegócios, apresentações musicais e o tradicional concurso due reforça a força da cadeia leiteira para a renda das famílias da região.

Como está o Projeto Potássio Autazes hoje

O Projeto segue seu cronograma de implantação conforme as exigências da Licença de Instalação (LI) emitida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM). As obras encontram-se na etapa de prospecção e monitoramento arqueológico, resgate de fauna e limpeza da área — procedimentos essenciais antes do início da terraplanagem e das obras civis.

Na Vila de Urucurituba, estão concentradas as estruturas da futura mina, da usina de beneficiamento e do porto fluvial por onde o potássio será transportado pelo rio Madeira até os centros consumidores.

Artigo anteriorCâncer de fígado: mudança de hábitos pode prevenir até 60% dos casos
Próximo artigoEx-presidente Jair Bolsonaro é preso pela Polícia Federal após ordem de prisão preventiva do Supremo Tribunal Federal