Francisco Praciano (PT) e Vanessa Grazziotin (PD do B) – duas das mais destacadas lideranças de oposição no Amazonas, além de campeões de votos e de popularidade – podem sofrer abalos e até interrupção temporária em suas atividades políticas por falta de espaço na composição das alianças alinhavadas para as eleições de outubro vindouro.
O ex-operário do Distrito Industrial, que no passado recente era cobiçado até por Amazonino Mendes e Eduardo Braga, não conseguiu uma brechina, sequer, para registrar a sua candidatura na chapa encabeçada por David Almeida ao Senador da República.
O velho “Praça”, apesar de bom em matemática e estatística, errou feio ao apostar que seria aceito de braços abertos por David Almeida tão somente por ser um dos mais ilustres membros do Partido dos Trabalhadores (PT) nacionalmente.
David Almeida não deu a mínima às expectitavas e ao notável histórico político do velho Praça que, hoje, praticamente inviabilizado pelo próprio PT, tenta forçar a barra e decolar como vice do candidato majoritário.
De igual modo, a ex-presidente da extinta APPAM – hoje sindicato dos profissionais em educação -, senadora Vanessa Grazziontin, tem sido vigorosamente rechaçada por David Almeida, que acolheu com calorosos abraços e largos sorrisos de Chico Preto para o Senado.
Vanessa é candidata de qualquer maneira, conta com o apoio integral e absoluto do PCdoB, mas não tempo de televisão para apresentação de suas propostas.
Apesar de refugados por David Almeida, tanto Praciano quanto Vanessa ainda contam com a competente militância de seus respectivos partidos para uma eventual disputa eleitoral. Ambos têm o voto cativo das esquerdas e do operariado do Amazonas.
Vanessa Grazziotin e Francisco Praciano não só se credenciam, pelo competente trabalho em defesa dos interesses do estado, mas compõem os melhores quadros políticos no estado. Perdê-los, o Amazonas fica mais silencioso nas Casas Legislativa em Brasília.
“A Vanessa será a candidata que o PT está apoiando no Amazonas, mas ela não participará de forma legal da coligação. Vanessa fica fora da coligação David Almeida/PT”, sentencia o presidente da executiva estadual, deputado Sinésio Campos. Coligação com o PCdoB está descartada”, assegura Marcelo Serafim, presidente estadual do PSB de David Almeida.







