As práticas pedagógicas que são aplicadas para alfabetização nas escolas da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte estão correndo o mundo. Isso porque o livro ‘Percursos Sócio-Educacionais Contemporâneos – Mobilização dos Saberes’, contendo trabalhos de professores, pedagogos e assessores pedagógicos que atuam em escolas municipais da zona Norte de Manaus, está sendo lançado na Inglaterra neste mês de julho, pela Editora Novas Edições Acadêmicas, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, e com intenção de expandir para o resto da Europa.
O livro surgiu do assessoramento pedagógico, do trabalho dos pedagogos nas escolas e mostra as práticas diárias de sucesso realizadas nas escolas, bem como a gestão participativa e democrática que é realizada nas unidades de ensino. No início do ano, os assessores fizeram uma sondagem com os alunos e perceberam a angustia dos professores após detectarem alunos não alfabetizados. E, como forma de incentivar os professores, foi feita a proposta do livro.
Inicialmente, o plano era que ele fosse lançado em forma de e-book. Entretanto, quando o material foi enviado para a editora, eles perceberam o potencial do livro e a quantidade de personagens envolvidos, por isso resolveram lançar diretamente na Europa.
A responsável pela publicação é a assessora pedagógica da DDZ Norte, Silvia Barros, que teve a ideia de compilar o resultado dos estudos dos professores. “Vieram as oficinas, em seguida as atividades com os professores aonde eu dei todo apoio, toda a orientação pra eles. Depois, eles repassaram para mim e houve um retorno para eles fizessem os ajustes necessários. A emoção é muito grande. Ainda tem gente que não caiu a ficha” completa Silvia.
Ao todo, 58 educadores participaram da produção do livro. A expectativa é que o lançamento nacional seja feito na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá a partir do dia 31 de agosto deste ano.
Uma das colaborados do livro, a pedagoga da Escola Municipal Aracylia Oliveira Da Silva Costa, localizada no bairro Colônia Terra Nova, Edilene Castro, contou que a participação dela se deu pela experiência que já possuía com o trabalho de nivelamento que é feito com os alunos nos dois primeiros bimestres do ano. “A gente percebeu que alguns professores tinham muita dificuldade de fazer esse nivelamento, então nós já fazíamos esse trabalho e quando a assessora Silvia veio com essa ideia de fazer esse livro, ela deixou os pedagogos bem à vontade para escolher os temas que queriam fazer. Como eu já fazia esse trabalho, eu disse: quero trabalhar níveis de aprendizagem no ensino básico”.
Ela acrescentou, ainda, que o lançamento do livro é muito importante para todos os envolvidos. “Eu vejo que é um grande reconhecimento e valorização do profissional de educação”.
Outra professora que ressalta a importância desse trabalho é Tânia Mara, também da escola municipal Aracylia. Para ela, o fato dos textos refletirem o trabalho que é realizado no dia a dia, é o que torna o livro mais interessante. “Esse livro é de suma importância porque foi um trabalho feito dentro do nosso ambiente escolar, onde nós pegamos as nossas experiências e relatamos através dele, para que pudesse ser mostrado para os nossos colegas que estão chegando”.
Além de divulgar o trabalho realizado nas escolas, toda renda conseguida com a venda dos livros, será revertida a uma instituição de caridade, a ser escolhida pela editora. Por enquanto, o livro está disponível apenas em: https://www.nea-edicoes.com/site/in%C3%ADcio/51.