Se você é fã de quadrinhos, desenhos, cinema, tecnologias, RPG, games e séries, com certeza vai gostar do mais novo guia gastronômico das periferias. A cultura geek chega para ocupar as páginas do Prato Firmeza, que apresenta cozinheiros inventivos, que se inspiram no universo nerd para criar seus pratos e colaborar na difusão das ideias geek nas periferias de São Paulo.

No próximo dia 27 de agosto,  das 17h às 20h, será realizado o lançamento do Prato Firmeza Geek, no Preto Império, na Brasilândia, periferia da Zona Norte de São Paulo. O evento acontecerá no espaço do instituto Preto Império, que esse ano, é um dos apoiadores do guia, junto com Alma Preta, Perifacon e Editora Mino. A programação de celebração conta com a participação dos restaurantes mapeados, apresentação de poesia Slam e comidinhas temáticas.

Dentro das ações do Prato Firmeza Geek, o projeto promoverá oficina de Distribuição no WhatsApp, para a juventude da Brasilândia. O momento formativo será realizado no dia 20 de agosto, das 15h às 18h, também no espaço do Preto Império. As/os interessados podem se inscrever pelo link: http://bit.ly/OFICINASPFGEEK.Os/As participantes que concluírem a formação receberão um auxílio financeiro.

Em sua quinta edição, o guia mapeou  20 empreendimentos gastronômicos que têm a Cultura Nerd como pilar e identidade do seu negócio, a exemplo da HamburGamers, hamburgueria localizada Vila Ipojuca, distrito da Lapa, região Oeste de São Paulo, que tem  no cardápio hambúrgueres com nomes de games. Já a Casa dos Bruxos, na Zona Norte da cidade, é uma hamburgueria que recria ambientes de Harry Potter, Hermione, Ronald e tantos outros bruxos da história de J. K. Rowling.

Inspirado nos elementos do universo geek, o guia gastronômico ganha a narrativa em HQ. O Prato Firmeza Geek é uma ponte conhecimento entre as histórias dos empreendedores  da quebrada e a apuração jornalística, que busca enaltecer a gastronomia e o empreendedorismo presente nas periferias. Além do guia, o projeto “Prato Firmeza: o guia gastronômico das quebradas” oferece formação para os jovens que atuarão na distribuição do Prato Firmeza Geek, tendo como base o jornalismo cultural e gastronômico.

Essa edição conta com apoio do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Prefeitura de São Paulo (Promac) e é patrocinado, via lei de incentivo, pela Ticket.

Cultura Geek nas periferias – A juventude das periferias ainda sofre dificuldades para acessar a Cultura Geek. Essa carência motivou a realização da PerifaCon, primeira convenção nerd das favelas, e posteriormente a criação do  guia gastronômico geek, que conta com o apoio da PerifaCon e com redação da Alma Preta. Assim, nasce o Prato Firmeza Geek.

Prato Firmeza – Foi criado  por estudantes da Escola de Jornalismo da Énois. Com quatro edições impressas, websérie e podcast, o guia mapeou mais de 200 restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida nas comunidades de São Paulo e favelas do Rio de Janeiro. Em 2020, a quarta edição mapeou empreendimentos de pessoas negras e foi vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria economia criativa.

Artigo anteriorEvento online aborda papel dos governos locais para fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia
Próximo artigoPMs que levaram homem em viatura e mataram depois são presos em Goiás