Fotos - Dhyeizo Lemos / Semcom

O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta quinta-feira, 26/12, uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para apresentar o resultado do 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 e discutir ações emergenciais no enfrentamento às arboviroses transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.

O chefe do Executivo municipal, David Almeida, chama a atenção da população para somar esforços na ação integrada de conscientização e combate a proliferação do Aedes aegypti. “Estamos reunidos com várias secretarias integradas numa ação da prefeitura para trabalhar a conscientização da população em relação à dengue. As chuvas chegaram e nós temos essa preocupação, queremos contar com a sua contribuição e colaboração”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, destacou a gravidade da situação, especialmente com a chegada do período chuvoso. “Fazemos um alerta para a epidemia de dengue em nossa cidade. É muito importante que a população esteja consciente sobre os cuidados básicos, como verificar caixas d’água, vasos de plantas e o descarte correto de pneus e lixos, enquanto o poder público intensifica as fiscalizações e ações preventivas”, reforçou.

Os dados apresentados no LIRAa apontam que, dos 63 bairros de Manaus, 11 estão classificados como de alta vulnerabilidade, 32 em média vulnerabilidade e 20 em baixa vulnerabilidade. Os maiores focos de proliferação incluem depósitos móveis, fixos e naturais, como recipientes com água parada e materiais descartados inadequadamente.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e de Saúde do Trabalhador (Dvae), Marinélia Ferreira, reforçou a importância do engajamento da população. “O mosquito está adaptado à área urbana e convive conosco, dentro de nossas casas. Uma medida simples, como o checklist de 10 minutos, feito semanalmente, pode evitar focos e proteger as famílias. Essa ação é essencial não apenas nas residências, mas também em condomínios, onde brigadas podem ser formadas para vistoriar áreas comuns e prevenir a proliferação.”

Durante a reunião, foram discutidas medidas como campanhas educativas, intensificação das visitas domiciliares pelos agentes de saúde e a importância da colaboração entre governo e comunidade para reduzir os índices de infestação e evitar óbitos. O prefeito David Almeida reforçou o compromisso da gestão em promover um ambiente mais seguro para a população, afirmando que ações conjuntas são a chave para vencer essa luta.

A Prefeitura de Manaus pede à população que colabore, adotando medidas preventivas em suas residências e alertando as autoridades sobre possíveis focos do mosquito. O combate ao Aedes aegypti depende de todos nós.

Artigo anteriorUm em cada sete adolescentes tem problemas de saúde mental, diz OMS
Próximo artigoLacen recebe certificação de desempenho satisfatório do Programa de Ensaio de Proficiência 2024