O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reeleito com ampla aprovação, iniciou nesta quarta-feira (1º) seu novo mandato, consolidando sua relevância no cenário político do Amazonas. Alinhado ao senador Omar Aziz (PSD-AM), Almeida demonstra apoio à candidatura do parlamentar ao governo estadual em 2026, fortalecendo o grupo político que também conta com o senador Eduardo Braga (MDB), ambos aliados do presidente Lula (PT) no estado.

Mesmo sem ambições eleitorais diretas para 2026, o prefeito desempenha papel estratégico nas articulações políticas que podem definir o futuro da gestão estadual. O cenário, no entanto, pode sofrer mudanças caso o atual governador Wilson Lima (União Brasil), aliado do ex-presidente Bolsonaro, renuncie para disputar outro cargo. Nessa situação, a administração estadual passaria ao vice-governador Tadeu de Souza (Avante), aliado próximo de Almeida, criando novas dinâmicas políticas para o Amazonas.

Enquanto articula apoios e alianças, Almeida também enfrenta desafios típicos de uma grande capital, como mobilidade urbana, segurança pública e os impactos das mudanças climáticas.

Para David Almeida, os próximos quatro anos em Manaus serão decisivos não apenas para sua gestão, mas também para consolidar seu papel como articulador de alianças e influenciador político no Amazonas.

Artigo anteriorGlobo é detonada após transmissão de show da Anitta em Copacabana
Próximo artigoMateus Assayag e Vanessa Gonçalves iniciam mandato com mutirão de limpeza e visita ao Hospital Jofre Cohen