Após o término do período da janela partidária, movimentações políticas marcaram a Câmara Municipal de Manaus (CMM), com vereadores migrando para diferentes legendas. No entanto, o prefeito David Almeida, do Avante, conseguiu manter a maior base aliada em comparação com outros pré-candidatos às eleições deste ano.

David Almeida saiu da janela partidária com o apoio de 20 vereadores em sua base. Seu partido, o Avante, continua como a maior bancada na CMM, com cinco vereadores: David Reis, Gilmar Nascimento, Eduardo Assis, Eduardo Alfaia e Joelson Silva.

O MDB, outro partido aliado de Almeida, fortaleceu-se, passando a contar com quatro parlamentares: Luis Mitoso, Kennedy Marques, Raulzinho e Isaac Tayah. O PSD contribui com três vereadores aliados do prefeito: Professor Fransuá, Jander Lobato e Professor Samuel.

O partido Agir também cresceu na Câmara Municipal, agora com três vereadores na base de Almeida: Dione Carvalho, Rosinaldo Bual e Alonso Oliveira. O Democracia Cristã conta com Elan Alencar (DC) e Wallace Oliveira (DC) em apoio ao prefeito.

A base de David Almeida ainda inclui Sassá da Construção Civil (PT), Marcel Alexandre (PL) e Roberto Sabino (Podemos), que permanecem aliados apesar de estarem em partidos de oposição.

Outras Bancadas

Entre os demais pré-candidatos a prefeito, o deputado estadual Roberto Cidade (União) angariou o apoio de dezesseis vereadores alinhados ao governador Wilson Lima (União).

O pré-candidato deputado federal Alberto Neto (PL) conta apenas com os dois vereadores de seu partido na CMM em sua base. Amom Mandel (Cidadania) também possui base formada por apenas dois vereadores, sendo um do seu partido e outro do PSDB, devido à Federação PSDB/Cidadania.

O vereador Jaildo Oliveira (PV) está no partido que faz parte da Federação PT, PCdoB e PV, ainda sem definição do pré-candidato a prefeito de Manaus.

Essas movimentações políticas delineiam o cenário para as próximas eleições municipais em Manaus, demonstrando as alianças e as estratégias dos principais pré-candidatos.

Artigo anteriorEntra em vigor lei de Roberto Cidade que reforça atendimento à mulher com endometriose
Próximo artigoConselho de Ética da Câmara instaura processo contra Chiquinho Brazão