O prefeito de Juruá, Ilque Cunha (no detalhe), destacou a adesão ao Programa Cidade Empreendedora como um passo importante para impulsionar o desenvolvimento econômico do município e valorizar os pequenos negócios locais.

O prefeito de Juruá, Ilque Cunha, afirmou que a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae Amazonas, representa um marco para o desenvolvimento econômico local.
“A adesão ao Cidade Empreendedora representa um passo estratégico para fortalecer a economia de Juruá com base no potencial dos nossos pequenos negócios. Acreditamos que, com apoio técnico e planejamento, é possível gerar mais oportunidades, renda e qualidade de vida para a nossa população”, destacou o gestor.

Juruá e Borba são os mais novos municípios a ingressarem no ciclo 2025–2026 do programa, após a reabertura do edital promovido pelo Sebrae-AM. A iniciativa é voltada à transformação econômica e social dos municípios por meio do fortalecimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública.

O Cidade Empreendedora é um programa nacional estruturado em dez eixos estratégicos, como desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, inovação, sustentabilidade e inclusão socioprodutiva. Todas as ações são alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Com o sucesso dos ciclos anteriores, o Sebrae segue fortalecendo sua atuação em territórios estratégicos. A adesão de Juruá e Borba reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a construção de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo local”, ressalta Luan Menezes, gerente da Unidade de Empreendedorismo no Interior (UEI) do Sebrae-AM.

Com uma população estimada de 10.742 habitantes, conforme o IBGE (2022), Juruá tem sua economia baseada em atividades rurais e extrativistas. Segundo o Data Sebrae (2023), o município conta com aproximadamente 1.200 pequenos negócios formais, entre microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs).

Borba, por sua vez, possui 33.080 habitantes e um PIB per capita de R$ 9.500,35, sendo considerada uma das economias mais representativas da região. O município se destaca na produção agropecuária, pesca e extrativismo vegetal, com mais de 5 mil pequenos negócios ativos, de acordo com dados do Sebrae.

Com a adesão ao Cidade Empreendedora, os dois municípios passaram por um processo de escuta ativa e diagnóstico territorial, que resultou na construção de planos de ação personalizados. O Sebrae-AM fornecerá suporte técnico às prefeituras, por meio de oficinas, consultorias, formações e projetos voltados à simplificação de processos, incentivo ao empreendedorismo e inclusão produtiva.

Artigo anteriorEm Parintins, governador Wilson Lima entrega ginásio Elias Assayag revitalizado e amplia oferta de programas esportivos
Próximo artigoGovernador Wilson Lima inaugura nova sede do Cetam em Parintins e reforça interiorização da educação profissional no Amazonas