Com mais de 40 anos, a ponte Antônio Plácido de Souza, que liga o bairro Educandos ao Centro, pela primeira vez, será totalmente revitalizada pela Prefeitura de Manaus. A ordem de serviço foi assinada na última sexta (25) pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, dentro do pacote de obras lançadas em homenagem aos 350 anos da cidade.

“No Educandos se respira história. Essa ponte é boa para o trânsito, mas também é um monumento que faz parte da história da cidade, é testemunha de muitas viradas históricas dessa terra e tem muito a ver com esses 350 anos de Manaus. Vai ser uma obra que vai dar muito gosto”, destacou o prefeito durante o lançamento do projeto.

Acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e de grande parte de seu secretariado, o prefeito percorreu algumas ruas do entorno da ponte do Educandos, conversando com moradores e tranquilizando-os quanto ao avanço da obra, que não deve interromper em sua totalidade o fluxo de veículos na passagem.

Recebido com entusiasmo pela população, o prefeito falou sobre outras ações para melhorar a qualidade de vida na capital, que se destaca no cenário nacional como a mais equilibrada fiscalmente e com uma das previdências mais ajustadas do país. “E vem aí o tetracampeonato da melhor Previdência. É tudo que quero para o meu time”, brincou o prefeito ao dizer que “Manaus é meu time, com ataque avassalador, com as defesas fechadas, contas certinhas e muita vontade de fazer bem ao seu povo”, finalizou.

A revitalização da ponte Antônio Plácido de Souza integra o pacote iniciado ainda no começo da gestão do prefeito Arthur Neto para recuperação de pontes em toda a cidade e que mapeou cem estruturas, das quais dezenas foram recuperadas, como as duas pontes da avenida São Jorge, a do Nova Esperança, a do Alvorada, a do Nova República, a da avenida Brasil, a Cecília Meirelles e tantas outras. O programa de recuperação de pontes prioriza as estruturas mais danificadas pelo tempo, mapeando ainda as outras com média e baixa criticidades.

Projeto

A obra para recuperação da ponte do Educandos foi licitada e tem como empresa vencedora do processo, a Procec Construção Pesada. O projeto contempla a recuperação das patologias construtivas com a troca do pavimento, recuperação do tabuleiro na face superior e inferior, revitalização das vigas de borda e transversinas, impermeabilização dos blocos de fundação, construção de novo guarda-corpo e a construção de guarda-roda.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), os trabalhos já se iniciaram com a limpeza da área, instalação do canteiro e chegada do maquinário. A meta é que o projeto de revitalização seja executado sem que seja necessária a interdição total da ponte, a exemplo do que tem sido feito em outras obras da prefeitura, como na avenida Constantino Nery, no Manoa e na bola da Suframa.

“A primeira fase das obras será na parte inferior da ponte, aproveitando que a cota do rio está baixa, para fazer todo reforço na base da estrutura. Quando começar o período de cheia do rio, já teremos passado essa fase e estaremos subindo para o tabuleiro, guarda-corpo e parte superior da ponte”, explicou o secretário da Seminf, Kelton Aguiar.

Mais de 30 trabalhadores irão atuar na execução do projeto e os serviços devem ser concluídos no prazo estimado de 180 dias.

Artigo anteriorAssessora de Eduardo Bolsonaro atuou em central de memes anônimos
Próximo artigoFlamengo x CSA: onde assistir, horário e prováveis escalações