Antonio Pereira / Semcom-Prefeito

Manaus — O prefeito David Almeida acompanhou em tempo real, nesta terça-feira (14/10), no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a forte chuva que atingiu Manaus, com 85 milímetros de precipitação. Até as 17h30, a Defesa Civil Municipal registrou 16 ocorrências. Por determinação do prefeito, o gabinete de crise permanece em prontidão máxima para resposta à população.Um alerta severo foi emitido às 15h15 pelo sistema nacional “Defesa Civil Alerta” para celulares, poucos minutos após o prefeito avisar sobre a emissão em suas redes sociais. O sistema opera em integração entre as Defesas Civis federal, estadual e municipal.

As 16 ocorrências foram distribuídas pelas zonas Norte, Oeste, Leste, Centro-Sul e Sul, incluindo riscos de desabamento, deslizamento, tombamento, alagamento, erosão, rachaduras, construções irregulares e solicitações de vistoria. Todas foram encaminhadas às equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec) para atuação.

Equipes da Defesa Civil Municipal, das secretarias de Infraestrutura (Seminf), Limpeza Urbana (Semulsp), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e outras secretarias estratégicas estão mobilizadas para limpeza de bueiros, retirada de resíduos, desobstrução de vias e atendimento emergencial.

A Prefeitura recomenda que a população evite transitar por áreas alagadas, reduza a velocidade ao dirigir, evite acúmulo de água parada e mantenha atenção redobrada em áreas de risco. Em caso de emergência, o contato com a Defesa Civil Municipal pode ser feito pelo Disque 199 ou WhatsApp (92) 98802-3547. Também é possível cadastrar o CEP no número 40199 para receber alertas por SMS.

O prefeito David Almeida reforçou que a gestão está atenta e mobilizada 24 horas para proteger a população, destacando que as ocorrências pontuais foram causadas principalmente por transbordamento de igarapés, acúmulo de resíduos e obstrução de bueiros, ressaltando a importância da colaboração da população no descarte correto de resíduos.

Artigo anteriorVereador Rosinaldo Bual recorre ao STJ para tentar deixar a prisão após Operação Face Oculta
Próximo artigoIpaam multa Águas de Manaus em R$ 80 mil por falta de resposta sobre estações de esgoto