Thelson Souza/Manauscult

A Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), deu início, na terça-feira, 15/4, à “Semana do Livro Infantil” para crianças de escolas públicas municipais e estaduais, com faixa etária entre 7 e 12 anos. O evento, que segue até é quarta-feira, 16/4, acontece na biblioteca municipal João Bosco Pantoja Evangelista, localizada no Centro, zona Sul, com atividades nos turnos da manhã e tarde.

A semana celebra a literatura externa para o público infantil e homenageia um dos grandes nomes da literatura brasileira, Monteiro Lobato. Entre os destaques da programação estão as apresentações dos escritores amazonenses Anete Valdevino e Raimundo Brilhante, que encantam o público com suas contações de histórias; e o grupo Atelirê Crianças, com atividades lúdicas e animações que envolvem os pequenos em momentos de criatividade, arte e imaginação.

“Mais do que celebrar o livro infantil, este evento cria pontes entre o imaginário da criança e o mundo da leitura. É uma oportunidade única de fazer a literatura acontecer na prática, de forma lúdica, acessível e encantadora”, destacou o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato.

A ação foi elogiada pelos educadores presentes. A gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), Silvia Aragão, acompanhou uma das turmas participantes e agradeceu pela oportunidade.

“É emocionante ver o encantamento das crianças em um ambiente tão rico em cultura e imaginação. A biblioteca tem um papel fundamental nesse processo de aproximação com os livros, e nós, educadores, só temos a gratidão pela oportunidade que está sendo oferecida aos nossos alunos”, afirmou.

A programação inclui ainda oficinas de fantoches, sessões de desenho e pintura, leitura de obras infantis e exposições com temáticas inspiradas no universo do Sítio do Picapau Amarelo, proporcionando uma experiência imersiva para as crianças.

A entrada é gratuita e o evento integra o calendário oficial de ações culturais da cidade, conforme previsto na Lei nº 10.402/2002, que institui o Dia Nacional do Livro Infantil, e na Lei nº 1219/2008, que estabelece a Semana Monteiro Lobato de Literatura Infantil no município.

Artigo anteriorDenunciado por irregularidade na contratação de Pablo do Arrocha, prefeito de São Sebastião do Uatumã acusa imprensa de sensacionalista
Próximo artigoDefesa do advogado João Neto divulga novo ângulo de vídeo da agressão