Foto: Valdo Leão / Semcom

Dando continuidade ao investimento na melhoria do tecido urbano do centro histórico da cidade, a Prefeitura de Manaus realizou, neste domingo, 14/12, mais um mutirão para a retirada de fios e cabos da rede elétrica, com intuito de ampliar as ações de despoluição visual e garantir um ambiente de qualidade no comércio. Em parceria com a concessionária Amazonas Energia e empresas de telefonia, internet e de lógica, já foram retirados da área central 15 toneladas de fios e cabos obsoletos e sem uso.

As ações acontecem desde o início de agosto e seguem até este mês de dezembro, com um trabalho inédito feito pela gestão do prefeito David Almeida.

“A poluição visual comprometia completamente o aspecto do Centro, deixando a cidade com uma imagem cinzenta, escurecida e em desacordo com a paisagem urbana que queremos para Manaus. Além da questão estética, esses cabos antigos também representavam risco à população, já que, em caso de incêndio, poderiam contribuir para a propagação do fogo. Por isso, essa ação une segurança, ordenamento urbano e cuidado com o espaço público”, explicou o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto.

O Implurb atua na coordenação do programa “Mutirão no Bairro”, uma diretriz da atual gestão com apoio de 16 secretarias e órgãos municipais, envolvendo mais de 1.100 servidores.

“Recebemos uma determinação do prefeito David Almeida e do vice-prefeito Renato Júnior para que, dentro do ordenamento do Centro, realizássemos um mutirão com as operadoras e a concessionária de energia para combater a poluição visual. Já estamos há quase cinco meses com essa operação e, até agora, retiramos 15 toneladas de cabos obsoletos, que não tinham mais nenhuma serventia. E esse trabalho continua, porque esse é apenas o início”, completou Peixoto.

Serviços

Presente nas ruas neste domingo, o supervisor de campo da Amazonas Energia, Igor Pedroso, lembrou que os serviços visam oferecer um melhor ambiente aos usuários e comerciantes. “As nossas equipes estão retirando os cabos obsoletos, cabos em desuso, cabos que não estão sendo mais utilizados. Além do aspecto visual, tem a melhoria para evitar incidentes com a sobrecarga na infraestrutura”, afirmou.

Em 2026, a gestão espera levar os serviços para outras áreas da capital, grandes centros comerciais, como no bairro Parque 10 de Novembro, a avenida Itaúba, a famosa rua do Fuxico, nos bairros Nova Esperança e Lírio do Vale, e outros pontos de grande movimento.

“Depois de estabilizar as áreas mais centrais, a operação segue agora para outras vias do Centro, avançando em direção ao entorno do Teatro Amazonas. Em seguida, a nossa ideia é ampliar esse trabalho para outras regiões da cidade, contemplando áreas comerciais. O Centro é apenas o começo de um esforço maior para combater a poluição visual em Manaus”, garantiu o vice-presidente.

As ações começaram no último dia 4/8, e já passaram pelas ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro e Quintino Bocaiúva; avenida Eduardo Ribeiro; travessa do Comércio; e outras. Em algumas vias foram feitas mais de uma operação, em razão do grande volume de material.

Artigo anteriorCruzeiro tem reunião marcada com Tite, favorito para substituir Jardim
Próximo artigoDefensoria Pública recomenda providências para garantir dignidade e saúde aos custodiados da delegacia de Tonantins