Fortalecer as ações preventivas contra a propagação do Coronavírus (Covid-19) em Benjamin Constant, município a 1.119 km de Manaus, na tríplice fronteira com Peru e Colômbia. Esse é o objetivo da Prefeitura do município, que instalou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate ao Coronavírus, além de criar um Posto de Controle Permanente na entrada da cidade.
Composto por órgãos como Ministério Público, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia Civil, secretarias municipais de Saúde e Educação, Polícia Militar, além de voluntários do setor público, o comitê tem a atribuição de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do coronavírus em Benjamin Constant.
“Foi instalado um Posto de Controle Permanente de Combate ao Coronavírus e as equipes revezam dia e noite pela cidade e pelos rios, passando orientações e fiscalizando. A entrada na cidade está sendo monitorada, tanto em vias terrestres, quanto fluviais”, informou o Prefeito, David Bemerguy.
Por estar situado na tríplice fronteira com Peru e Colômbia, além dos limites com outros municípios vizinhos, Benjamin Constant recebe um grande número de pessoas. “Estamos tomando ações pertinentes, pois algumas pessoas vêm de fora e tentam burlar o sistema de segurança, tentando adentrar por portos não credenciados. Por isso, temos um posto integrado de controle e comando, que está 24 horas resguardando a entrada no município”, afirmou o Sargento James David, Secretário Municipal de Segurança.
Outra medida é a criação de uma barreira na rodovia que liga a Atalaia do Norte, com o intuito de garantir tanto a segurança pública municipal, como resguardar o direito de ir e vir do cidadão. Estabelecimentos comerciais que podem causar aglomerações estão sendo orientados e monitorados pelas equipes.