Fotos - Arquivo/Concultura

A folia vai tomar conta do centro histórico de Manaus neste sábado de carnaval. O “Bloco da Cobra Grande 2025”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), acontece neste dia 1º/3, a partir das 17h, na praça Dom Pedro 2º, localizada na avenida 7 de Setembro, no Centro, com entrada gratuita para o público.

A edição deste ano do “Bloco da Cobra Grande” traz como tema “Um Carnaval TransAmazônico”, promovendo um encontro entre a música do Amazonas e da Paraíba. A programação conta com shows da banda Casa de Caba, Antônio Bahia e Ravi Music On, artistas da cena musical manauara. Da Paraíba, Escurinho e Elon se apresentam pela primeira vez em Manaus. A festa terá como apresentadoras, a ativista Maria do Rio Negro Kaxinawá e a multiartista Ísis de Manaus.

O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou o papel fundamental da prefeitura no fortalecimento do carnaval da cidade.

“O carnaval de Manaus é uma expressão marcante da nossa cultura, e a prefeitura tem trabalhado para garantir que essa festa continue crescendo. Este ano, mais de 200 bandas e blocos recebem o suporte da gestão municipal, por meio de fomento, emendas e, neste caso, pela Pnab Manaus. O ‘Bloco da Cobra Grande’ já mostrou seu sucesso no esquenta e, sem dúvida, no sábado será mais um grande evento, levando muita alegria para o nosso centro histórico”, disse o presidente.

Para a produtora Patrícia Borges, o evento traz a proposta de associar o termo transamazônico à energia do carnaval e a um intercâmbio entre a cena da música independente de Manaus e de João Pessoa.

“Para nós, o carnaval é um intercâmbio cultural. A Paraíba é um estado que me acolhe para estudar e me inspirou a pensar numa edição que fomenta a música preta do Norte e do Nordeste. Escurinho é uma entidade, um mestre da musicalidade brasileira. Elon é um dos maiores nomes da música contemporânea paraibana, está com o show ‘Extraviado’ em circulação por diversas capitais do país. É uma alegria muito grande ter esse projeto contemplado com recursos públicos e poder receber aqui em Manaus esses artistas com os quais tive conexões ancestrais”, explica a produtora. 

Além dos shows, o evento contará com espaço gastronômico, incentivando empreendedores da economia criativa e mobilizando uma equipe de músicos e produtores independentes. Os shows terão tradução simultânea em libras e uma ação experimental de audiodescrição.

Bloco da Cobra Grande

O “Bloco da Cobra Grande” foi a novidade do Carnaval de 2020 em Manaus, com a proposta de fomentar as produções de música independente e autoral da cidade no período do carnaval. O formato inicial era de um evento privado, em clube fechado, para garantir segurança e conforto aos brincantes. Com a renda adquirida pela venda dos ingressos e apoio de empresas parceiras, os organizadores buscaram remunerar uma rede de trabalhadores da cultura e empreendedores da economia criativa.

O projeto “Bloco da Cobra Grande 2025 – Um Carnaval TransAmazônico” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Festivais, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.

Programação

17h – Ravi Music On

17h30 – Casa de Caba

19h – Elon

20h30 – Escurinho

22h30 – Antônio Bahia

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus avança em obra de intervenção viária na rua São Judas Tadeu com avenida Max Teixeira
Próximo artigoEm Nhamundá, Defensoria do Amazonas realiza mais de 200 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão