Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), disponibilizou vacinas para campanha de imunização organizada pela Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati), nesta segunda-feira, 31/3.

A programação foi realizada na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro, bairro Santo Antônio, zona Oeste, local da sede da Funati, instituição que desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e assistência sobre questões relacionadas ao envelhecimento.

O chefe do Núcleo de Imunização do Distrito de Saúde (Disa) Oeste, enfermeiro Adamor Cavalcante, explica que a Semsa colaborou com a ação disponibilizando as vacinas contra influenza (gripe), difteria e tétano, hepatite B e Covid-19.

“A prioridade na ação foi completar o esquema vacinal dos idosos. Alguns idosos ainda não receberam a vacina da campanha de influenza do ano passado e, por isso, continuamos disponibilizando. Os idosos também devem receber duas doses de vacina contra Covid no ano e muitos estão com esquema vacinal incompleto”, explicou Adamor Cavalcante.

De acordo com o enfermeiro, também foi disponibilizada a vacina pneumocócica 23, que tem indicação específica e foi viabilizada para idosos atendidos na policlínica. “A vacina pneumocócica 23 é direcionada para idosos que, após avaliação, atendem aos requisitos exigidos”, mencionou Adamor.

Para o enfermeiro, a parceria com a Funati tem sido muito importante para as ações de imunização organizadas pela Semsa, já que a instituição reúne um grande número de idosos de todo o município de Manaus, fortalecendo as ações nas campanhas de vacinação.

“Atuamos em parceria durante as campanhas de vacina e também na imunização de rotina. Este ano, a Semsa vai atuar com uma equipe da unidade de saúde Santo Antônio, mensalmente, para apoiar a policlínica na atualização do cartão de vacina dos idosos”, afirmou o enfermeiro.

O reitor da Funati, Euler Ribeiro, também destacou a importância da parceria entre a fundação e a Semsa para a manutenção da atualização vacinal dos idosos.

“Manter a carteira de vacinação sempre completa e atualizada é uma das maneiras de se cuidar e evitar doenças que são transmissíveis, principalmente como viroses e infecções bacterianas. As vacinas são indispensáveis para as pessoas, tanto para as crianças, os jovens e, principalmente, as pessoas idosas”, ressaltou Euler Ribeiro.

Artigo anteriorImprensa Oficial do Estado do Amazonas anuncia a 3ª edição do Projeto “Acolhendo Histórias”
Próximo artigoPé-de-Meia: cidades de Bahia, Pará e MG têm mais gente recebendo benefício do que aluno matriculado