Como parte das atividades do Dia Nacional de Combate ao Fumo, as secretarias municipal (Semsa) e estadual (Susam) de Saúde deram início ontem (29/8), a uma capacitação para profissionais que atuam nos ambulatórios de tratamento de fumantes. O curso “Capacitação de Profissionais de Saúde para Tratamento do Fumante” acontece até esta quinta-feira, 30, no auditório da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no D. Pedro I, zona Oeste.
A capacitação faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e tem por objetivo atualizar os profissionais que lidam diretamente com a população nos 22 ambulatórios para tratamento de fumantes da capital e nos demais municípios, como forma de fortalecer o atendimento por meio de uma abordagem intensiva.
“Buscamos realizar essa capacitação por meio de um sistema que incentiva esses profissionais, tanto municipais como estaduais, a compartilhar o conhecimento que adquiriram ao longo do trabalho com o tabagismo. A exemplo da Semsa teremos profissionais atuantes na área, assumindo o posto de capacitadores, ministrando palestras e aulas, e teremos profissionais ainda em formação, como alunos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Francinara Lima.
Relacionado a mais de 50 doenças como principal fator de risco para o desenvolvimento delas, o tabagismo é a maior causa de morte evitável no mundo. “Precisamos tirar o tabaco de cena para que tenhamos uma população envelhecendo cada vez mais saudável e com melhor qualidade de vida”, observou.







