A avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, zona Centro-Oeste, recebeu esta semana a intervenção do Projeto Ornamenta Manaus, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). O trabalho foi realizado em 80 metros de canteiros centrais situados no trecho da via, entre o Sambódromo e a Vila Olímpica.

Foram utilizadas na ação 2,9 mil mudas de espécies ornamentais, como ararinha, ixora e perístrofe, que têm as cores fortes como característica marcante. Com esse, sobe para 13 o número de logradouros públicos que receberam ações de jardinagem do Ornamenta Manaus desde o início do projeto em janeiro deste ano.

O Projeto Ornamenta Manaus tem como finalidade imprimir uma nova fisionomia à paisagem urbana, investindo no paisagismo com a implantação de jardins com espécies ornamentais coloridas, nos canteiros centrais, rotatórias, passeios públicos e praças da cidade.

O projeto também atua na manutenção das mudas arbóreas plantadas pelo projeto Arboriza Manaus. De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson Júnior, já são 27 mil mudas de espécies ornamentais utilizadas em 13 jardins implantados em canteiros centrais e passeios públicos na cidade.

“A Semmas atua na produção de mudas ornamentais no Viveiro Municipal e está direcionando essa produção para os projetos paisagísticos que estão dando um colorido aos logradouros públicos, a exemplo das avenidas Ephigênio Sales, Constantino Nery, no entorno do Terminal 1, Avenida Nilton Lins e agora a Pedro Teixeira, conforme determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto”, afirmou o secretário Antonio Nelson Júnior.

O diretor de Arborização e Paisagismo da Semmas, Deyvson Braga, explica que as espécies ornamentais utilizadas são mais rústicas e adaptáveis ao clima local. “Neste período atual, de estiagem, focaremos nas ações de manutenção e regas”, explicou Deyvson.

Segundo ele, na avenida Pedro Teixeira, as mudas foram dispostas em formas geométricas básicas, com destaque para as espécies ararinha, ixora, grama amendoim e perístrofe. O trabalho terá continuidade ao longo do ano, com a meta de plantio de 50 mil mudas ornamentais.

Artigo anteriorMinistro dos Transportes anuncia reforma e ampliação do Aeroporto de Itacoatiara
Próximo artigoPrefeitura de Manaus realiza ação de revitalização de APP no Conjunto Tocantins