Taianna Castro/Semmasclima

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), entregou, na manhã de segunda-feira, 20/1, uma lancha reformada, no píer turístico Manaus 355, localizado no mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da capital. A embarcação será utilizada nas atividades de monitoramento da balneabilidade – o qual avalia a capacidade que um local tem de possibilitar o banho, atividades esportivas e de recreação em suas águas.

“Por determinação do prefeito David Almeida, a embarcação foi totalmente reformada, com estofamento, cobertura e serviços de solda, para a retomada do trabalho de balneabilidade, que precisou parar no período da seca”, destacou o secretário da Semmasclima, Fransuá Matos. O monitoramento das águas é realizado para garantir a segurança no desporto e lazer da população, conforme o previsto na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) 274/2000.   

Ao todo, são 11 locais monitorados, periodicamente, pela gestão ambiental municipal: Prainha (Ponta Negra), orla do anfiteatro (dois pontos na Ponta Negra), escola de remo (Ponta Negra), praia Dourada (Tarumã-Açu), praia da Lua (dois pontos), praia do Arrombado, praia do Tupé (dois pontos).   

Como funciona

A qualidade da água para banho, atividades esportivas e de recreação é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme, presentes na água.

 “Primeiro verifica-se a temperatura da água, a qual deve estar abaixo de 40 graus celsius. Em seguida, são coletadas de cinco a seis amostras, sendo uma a cada semana, em diferentes pontos do local. Estas são enviadas ao laboratório da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), onde são realizadas as análises físico-químicas e microbiológicas, quantificando os coliformes totais e termotolerantes”, destacou a analista ambiental Ivana Veríssimo.

Após os últimos estudos, os índices de balneabilidade serão divulgados no site da Prefeitura de Manaus, a partir do início de março. 

Artigo anteriorApós denúncia da deputada Joana Darc, família atípica consegue embarcar em avião com animais de suporte emocional
Próximo artigoPrefeitura de Manaus reforça ações de assistência às famílias do bairro Redenção e dá continuidade ao trabalho em encostas de áreas de risco