Mais de 3,6 mil reservas de vagas de novos alunos com deficiência foram realizadas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), sendo que 74,95% das solicitações foram feitas pela internet, via site www.matriculas.am.gov.br. Os dados, da empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), são do primeiro dia de matrículas deste público-alvo, que segue até as 23h59 desta sexta-feira, 10/1.
De acordo com informações da Prodam, os painéis de monitoramento da empresa mostram que do total de reservas realizadas, 2.445 foram para escolas municipais de Manaus, 1.197 para escolas estaduais e 35 para escolas do município de Iranduba.
Para a gerente de matrículas da Semed, Darlene Liberato, até agora o processo tem ocorrido dentro do previsto pela gestão municipal, que esperava uma procura grande, mas com normalidade e sem problemas.
“Nós temos hoje o dia de alunos com deficiência de transferência com prioridade, assim como também, nós tivemos de crianças que não gostaram da escola, mas que foram encaminhadas e conseguiram uma nova escola. Esse momento é tranquilo, porque a gente planeja para ter uma tranquilidade, e é um momento que damos prioridade ao atendimento para as crianças que estudam, e mesmo as que não estudam, mas que têm alguma deficiência”, explicou Darlene.
Os documentos (originais e cópias) necessários para a matrícula de novos alunos são: documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de trabalho ou Passaporte), CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento – caso o aluno tenha mudado de novo por este motivo, histórico escolar, comprovante de endereço e comprovante de conclusão de escolaridade anterior a etapa pretendida.