A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, na terça-feira, 17/12, a “Jornada Pedagógica 2025”, no auditório da pasta, localizado na zona Centro-Sul. O evento reúne gestores, pedagogos e equipes educacionais da rede municipal, com o objetivo de planejar o próximo ano letivo e fortalecer as práticas pedagógicas nas escolas.
A Jornada conta com a participação de diferentes setores da Semed, como a Divisão de Ensino Fundamental (DEF), a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), o ProJovem Urbano, o Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi), a Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI), a Gerência de Educação Especial (GEE) e o Centro Municipal de Educação Especial (CMEE).
Com programação até esta quarta-feira, 18/12, a Jornada busca promover o alinhamento de estratégias e ações necessárias para garantir o avanço da qualidade educacional em Manaus. Segundo a Semed, o encontro é um momento essencial para discutir os desafios e organizar as ações pedagógicas de forma inovadora e eficiente.
Durante o evento, a secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, destacou a importância do evento para avaliar os resultados alcançados e planejar novas metas. “Estamos aqui para analisar o trabalho desenvolvido e projetar ações que nos permitam avançar ainda mais. Alcançamos o quinto lugar na avaliação nacional, um marco histórico para a Semed, e seguimos focados em fortalecer programas como alfabetização, ProJovem e Educação de Jovens e Adultos, buscando sempre melhores resultados para nossos alunos”, afirmou.
O assessor pedagógico da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, Hugo Botelho, enfatizou o papel da Jornada no aprimoramento das práticas educacionais. “É uma oportunidade única para refletirmos e aperfeiçoarmos nossas ações. Alinhar os procedimentos e planejar novas soluções é fundamental para enfrentar os desafios do próximo ano letivo e beneficiar nossos alunos”, afirmou.
Com foco na qualificação do ensino, a Jornada Pedagógica se consolida como um importante espaço de diálogo e planejamento para a rede municipal. A iniciativa permite que gestores e educadores estejam preparados para implementar ações que garantam uma educação mais inclusiva, eficiente e alinhada às necessidades dos estudantes.