
A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), deu início a um movimento crucial para a preservação do patrimônio cultural da capital. Nesta segunda-feira (1º/9), o Implurb reuniu empresários e representantes da comunidade árabe no Amazonas, além da Associação Comercial do Estado do Amazonas (ACA-AM), para discutir adequações na rua Marechal Deodoro, no coração do centro histórico.
Fiscalização Intensificada e Processos Administrativos em Andamento
A pauta do encontro incluiu as ações do “Mutirão no Bairro”, que já promoveu diversas revitalizações no Centro, como a retirada de fios e cabos obsoletos dos postes. Além disso, uma ação civil do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) e da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema) determina a abertura de processos administrativos individuais para cada imóvel na via, com base em um antigo processo referente à intervenção “Shopping a Céu Aberto”.
Das 53 unidades listadas na Marechal Deodoro, 29 processos já foram abertos, e 24 proprietários ainda precisam comparecer. Nos últimos dois meses, a Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) do Implurb intensificou a fiscalização, visando a proteção do patrimônio histórico-cultural e a reabilitação definitiva do espaço.
Antonio Peixoto, vice-presidente do Implurb, ressaltou o diálogo produtivo: “A expectativa é que, nas próximas semanas, tenhamos uma situação bem melhor na Marechal.”
Técnicos do Implurb estão combatendo a poluição visual e estrutural que afeta as fachadas dos imóveis tombados. Landa Bernardo, gerente de Patrimônio Histórico do Implurb, destacou que as principais irregularidades são de natureza publicitária e dos toldos. “Os 100% dos toldos não estão de acordo com a legislação, então eles precisam ser retirados e ser refeitos”, explicou, alertando que a poluição visual não só desvaloriza os bens, mas também dificulta operações essenciais como manutenção e limpeza urbana.










