A Prefeitura de Manaus realizou uma blitz educativa do projeto Cine Moto para 120 motociclistas, na sexta-feira, 29/11, na avenida Constantinopla, zona Oeste.  Educadores e agentes de trânsito deram orientações aos motoristas e a ação incluiu exibição de filmes sobre os condutores e comportamento durante abordagem policial.

A ação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e enfatizou informações sobre comportamento seguro e o uso de capacetes para condutores e passageiros de motocicleta. Após a abordagem na via, motociclistas, motoboys e mototaxistas foram convidados a acompanhar uma palestra proferida por um educador de trânsito que, por meio de vídeos, demonstrou atitudes corretas no trânsito e como evitar infrações.

Para o educador de trânsito Francisco Rodrigues, as operações realizadas pelo projeto Cine Moto não têm caráter punitivo. “Nossa mensagem não é de punição. Queremos salvar vidas. Motociclista, atente para sua segurança, para sua vida e para a vida de outras pessoas que estão com você no trânsito”, alertou Rodrigues.

Projeto Cine Moto e blitz educativa. Foto: Altemar Alcantara/Semcom

Para o motociclista Aurélio Souza, 40, a abordagem educativa é importante e pode mudar o comportamento dos motociclistas. “Muitas vezes nós achamos que essas operações são apenas para multar. Hoje, eu comprovei que a preocupação maior é preservar vidas”, constatou.

A atividade contou com a participação de agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que mostraram aos motociclistas como é realizado o atendimento em acidentes com vítimas lesionadas no trânsito. Policiais militares orientaram como deve ser o comportamento dos condutores durante uma abordagem policial.

O estilo de abordagem educativa faz parte do projeto “Cine Moto” idealizado pela Polícia Rodoviária Federal que, na versão municipal, está sendo coordenado pelo IMMU com apoio do programa Vida no Trânsito. Os condutores abordados, ao final da sessão de filmes, ainda recebem cartilhas de orientação sobre trânsito seguro.

Artigo anteriorManaus receberá mais de 4,5 mil turistas na Temporada de Cruzeiros em dezembro
Próximo artigoAté outubro, Polícia Civil denunciou 107 adolescentes por estupro