Com o tema “O Mundo Encantado das Histórias”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou,  na quinta-feira, 4/12, a “4ª Mostra do Projeto de Contação de Histórias” da rede municipal de ensino.

A atividade reuniu crianças da educação infantil e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. A atividade aconteceu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na avenida Maceió, zona Centro-Sul da capital. 

A ação, coordenada pelas Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, tem como objetivo fortalecer o hábito da leitura, ampliar a imaginação e estimular as habilidades artísticas dos estudantes, e ainda despertar a criatividade, desenvolver a capacidade de observação e promover experiências que conectem fantasia e realidade, ao mesmo tempo em que sensibiliza os estudantes para temas relacionados ao meio ambiente. A iniciativa integra a 5ª temporada do projeto e se fundamenta em diversas histórias. 

Segundo o coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental, Renato Bezerra, a iniciativa representa uma estratégia pedagógica para ensinar às crianças sobre a preservação ambiental. 

“O projeto ‘Contação de História’ é uma maneira de trabalharmos a educação ambiental de forma lúdica, apresentando a temática ao público infantil, promovendo reflexões, oferecendo ideias, sensibilizando e orientando as crianças, desde muito pequenas, sobre a importância da preservação do meio ambiente”, destacou Renato. 

A professora da escola municipal Mário Andrade, Marcilena Sarmento, relatou a experiência ao trabalhar com estudantes do 4º ano. 

“Foi uma experiência inovadora na minha vida, especialmente por estar atuando com uma turma do 4º ano, já que sempre trabalhei do 6º ao 9º ano. Essa nova vivência com as crianças tem sido muito importante. No trabalho que realizamos, elas interagiram bastante, se emocionaram e contribuíram de forma significativa. Hoje, estão aqui para apresentar a peça que produzimos sobre o meio ambiente. Estamos muito felizes”, declarou Marcilena. 

Em 2025, o projeto alcançou 103 escolas participantes, impactando 611 professores e aproximadamente 17.340 alunos. Nesta edição, todas as sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) estiveram engajadas nas ações, reforçando o compromisso coletivo com o incentivo à leitura e valorização da cultura literária nas unidades de ensino.  

A estudante Izabelly Catheriny Santana, de 10, 4º ano, participou da peça “Guardiões da Natureza” e compartilhou a experiência.  “Estou muito feliz por participar dessa apresentação. Quando minha professora me disse que eu faria parte da peça, aquilo significou muito para mim. Hoje estou aqui e dei o meu melhor. Falamos sobre como proteger a natureza, aprendemos bastante e eu me sinto muito grata por ter tido essa oportunidade”, concluiu Izabelly. 

Artigo anteriorPrefeitura de Manaus nomeia oito aprovados no concurso público da Semsa
Próximo artigoFuncionária de creche em Copacabana é presa por tortura