Na manhã de quarta-feira, 22/1, a equipe de educação do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) esteve presente nos cruzamentos da avenida Constantino Nery com a avenida Lóris Cordovil, em Manaus, realizando uma ação de orientação para motoristas, pedestres e usuários do transporte público. O objetivo foi orientar sobre as recentes intervenções viárias promovidas pela Prefeitura de Manaus nas avenidas do entorno da Arena da Amazônia.
Durante a ação de orientação, agentes de educação e fiscalização do IMMU distribuíram materiais educativos e conversaram com a população sobre como utilizar as novas vias de forma segura. Os motoristas foram alertados para conformidade com sinalizações e faixas exclusivas, enquanto os pedestres recebiam orientações sobre o uso correto das travessias.
De acordo com a educadora de trânsito, Hanara de Souza, essas ações como esta fazem parte de um conjunto de medidas para informar a população e minimizar possíveis transtornos causados pelas mudanças.
“Essas intervenções são fundamentais para o desenvolvimento urbano da nossa cidade, mas é essencial que todos tenham conhecimento e se adaptem às novidades”, destacou.
Dentre as mudanças está a ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que elimina a necessidade do semáforo próximo à Estação de Transferência 2 (Arena). A nova alça de acesso, localizada em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permite que os motoristas sigam direto para a Torquato Tapajós, sem paralisação no semáforo.
O semáforo permanece no local, mas está ajustado para atender, exclusivamente, aos ônibus que utilizam a estação e aos motoristas que precisam acessar a rua Lóris Cordovil, fazendo a conversão à esquerda.
A avenida Pedro Teixeira, agora, opera em sentido único (sentido avenida Djalma Batista) no trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. De forma complementar, a rua da Indústria se tornou o acesso principal ao sentido contrário, conectando quem vem da avenida Djalma Batista para acessar a Constantino Nery.
No trecho sob o viaduto de Flores foi realizado uma adequação geométrica no retorno no sentido Centro-bairro. A intervenção amplia a área de circulação, facilitando o acesso à Torquato Tapajós para motoristas vindos da Constantino Nery.
A Prefeitura de Manaus reforça que as obras no entorno da Arena da Amazônia fazem parte de um planejamento estratégico para modernizar o sistema viário e melhorar a mobilidade urbana na capital.