Foram eleitos na tarde de quarta-feira, 30/4, os membros da coordenação do Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares (Gafce) para o biênio 2025-2027, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A eleição aconteceu em assembleia, realizada no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no bairro Parque 10, zona Centro-Sul. Concorreram pais de alunos, professores, gestores escolares e comunitários, além de assessores pedagógicos e técnicos da secretaria.

 

O funcionamento do Gacfe está baseado no artigo 14 da Lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), Lei 9.394/1996 e, ainda, pela portaria do governo federal n° 2. 896/2004. O setor da Semed responsável pelo Gafce é a Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). O grupo é formado por gestores, docentes, alunos, pais/responsáveis, avaliadores pedagógicos e comunitários.

 

Segundo o chefe da Divisão, Luiz Oliveira, o Grupo busca fortalecer a atuação dos conselhos escolares das unidades de ensino da rede municipal, como meio de oferecer suporte técnico para as unidades resolverem questões administrativas, financeiras e pedagógicas.

 

 “O principal objetivo do Gafce é fortalecer a articulação com os conselhos escolares, oferecendo todo o suporte. Toda essa articulação é feita no espaço de ensino para deixar o ambiente escolar mais democrático, colaborativo e participativo”, explicou Luiz Oliveira. 

 

De acordo com o coordenador do Grupo, Luiz Albuquerque, além de fortalecer os Conselhos Escolares, o Gacfe também atua com outras frentes que vão desde o acompanhamento a formações.

 

“Os membros do Grupo têm um papel fundamental para o bom andamento das atividades dos Conselheiros Escolares. Eles diversas têm atuações, entre eles acompanham o desenvolvimento do trabalho dos Conselhos, participam de treinamentos e realizam formações com estes conselheiros”, frisou Luiz Albuquerque.

 

Para o biênio 2025-2027, diferente do anterior, foram escolhidos 8 membros. Uma das escolhidas foi Maríldina Brasil, assessora da Divisão Distrital Zonal DDZ Leste 2.

 

Segundo Maríldina, como representante vai procurar motivar os conselheiros escolares para que possam ser a voz em suas respectivas unidades escolares e, com isso, melhorar o resultado das unidades de ensino de Manaus.

 

“Fico feliz pela escolha, e vou procurar fazer o que puder para que os conselhos escolares sejam de fato a voz nas suas comunidades escolares com um trabalho diligente, atuante, sempre buscando ouvir o outro, a parceria entre todos, e é lógico, melhores resultados para suas respectivas unidades de ensino”, salientou Maríldina.

 

ELEITOS POR SEGMENTO   

 

1. GESTOR

Titular – Lilian da Silva Chaves

Suplente: Ana Lúcia Pinheiro

 

2. ADMINISTRATIVO

TITULAR: José Mauro Pinto da Rocha

SUPLENTE: San Midler Gomes de Souza

 

3. AVALIADOR PEDAGÓGICO

TITULAR: Margareth Inhuma Delgado

SUPLENTE: Suzana de Fátima Menezes

 

4. ASSESSOR DAS VERBAS FEDERAIS

TITULAR: Maríldina Brasil

SUPLENTE: Glenda Palhano Queiroz

 

5. DOCENTE

TITULAR: Elielza da Silva Tavares

SUPLENTE: Maria Amélia Fernandes

 

6. DISCENTE MAIOR DE 16 ANOS

TITULAR: Estevão Charles de Souza

Suplente: Lara Fernanda Oliveira Campos

 

 7. SEGMENTO PAI/MÃE/RESPONSÁVEL POR ESTUDANTE

TITULAR: Ednelza Menezes Viana

SUPLENTE: Márcia Cristina Barbosa

 

8. SEGMENTO COMUNITÁRIO

TITULAR: Bruno Santos da Silva

SUPLENTE: Francisca Lucivânia Araújo

Artigo anteriorFestival Curta Cinema anuncia vencedores de sua 34ª edição e qualifica dois filmes para concorrerem a uma vaga no Oscar ®
Próximo artigoCorpo de Nana Caymmi é velado no Theatro Municipal do Rio