Como parte da campanha “Janeiro Branco”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quinta-feira, 23/1, uma palestra com foco na promoção da saúde mental e bem-estar, visando dar continuidade às ações voltadas aos servidores da pasta. O evento foi realizado no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Sul da cidade.
Na oportunidade, os servidores participaram de atividades de sessões de mindfulness (atenção plena). A assessora técnica e psicóloga, Camila Ribeiro, da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, afirmou a preocupação da secretaria com a saúde física e mental dos servidores, pois são importantes no processo para uma educação de qualidade.
“A gente trabalha a questão da saúde mental. Demos um foco maior nesse sentido para pensar em nosso bem-estar no dia a dia. Pensando nessa temática, trouxemos uma técnica para trabalhar a questão da ansiedade, redução do stress, enfim, para trabalhar a nossa atenção plena diariamente. Como nossa vida é muito corrida, de muita responsabilidade, a gente acaba entrando no ‘piloto automático’ e não observando as nossas questões emocionais, que podem envolver a família e até mesmo trabalho”, comentou.
A psicóloga, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Dra. em educação, Alessandra Pereira foi a palestrante da programação, e destacou o quanto é importante para qualquer pessoa ficar atenta às questões do cotidiano, que podem afetar a saúde como um todo.
“A proposta desse trabalho foi justamente ensinar, instrumentalizar os professores para que eles possam ter estratégia no cotidiano da vida para lidar com as questões da saúde mental. No dia a dia, algumas questões, às vezes, como a nossa cabeça fica muito cheia de coisas, de pensamentos, ideias, e a gente não consegue raciocinar direito, tomar decisão, pensa em aspectos importantes da vida. Sendo assim, alguns exercícios como fizemos na palestra podem ajudar a sair um pouco desse tumulto mental e conseguir organizar melhor o dia a dia”, frisou.
A assessora pedagógica da Divisão de Educação Infantil (DEI), Rayanne Sampaio, uma das servidoras que participou da programação, afirma que foi um momento muito proveitoso e de aprendizado.
“Nesse evento nós refletimos sobre o mês de conscientização a saúde mental, entendendo de quem cuida da mente, cuida da vida. Essa é uma iniciativa muito importante, pois como servidores nós estamos o tempo inteiro em contato com as famílias, com as crianças, com os professores, e para isso, precisamos estar bem, com a saúde mental em dia, precisamos parar um pouquinho, refletir e nos cuidar, porque a saúde é vida”, citou.