O prefeito Junior Leite deverá prestar esclarecimentos ao Ministério Público sobre a suposta falta de transparência na utilização dos recursos provenientes do Fundo de Previdência Social de Maués

A procuradora de Justiça da Ouvidoria-Geral do Ministério Público, Jussara Maria Pordeus e Silva, aceitou denúncia para investigar a Prefeitura o Município de Maués (AM) por suposta improbidade administrativa.

De acordo com a denúncia, o município tem recebido vultuosos valores, à exemplo de R$ 8 milhões do Fundo da Previdência Social do Município (SISPREV), sem torná-los transparentes como determina a lei de responsabilidade fiscal e outros instrumentos que norteiam o serviço público e sua dinâmica.

“A municipalidade tem o dever de informar à população sobre como é gasto o dinheiro público, prestar contas à população e publicar suas contas de forma simples em local visível e de fácil acesso para todos os cidadãos”, sublinha a procuradora.

A Prefeitura de Maués deverá responder ao Ministério Público várias questões, como a natureza do recebimento dos valores, a finalidade e o destino da importância, a finalidade da transação, o motivo de tais fundos terem se originados do SISPREVE e porque a prefeitura não disponibilizou publicamente o propósito dos fundos recebidos.

Segundo a denúncia, os documentos disponibilizados ao Ministério Público comprovam o pagamento de quantias vultuosas para a Prefeitura de Maués levam à hipótese de irregularidades pela absoluta ausência de transparência.

“Todo ato do agente público deve ser estribado em regras de disciplina para não infringir a legislação pátria sempre visando resguardar o interesse coletivo”, comenta a procuradora.

Jussara Maria Pordeus ressaltou que, ao agir com improbidade, a Prefeitura de Maués violou ao mandamento da ilegalidade, desrespeitando os ditames da Carta Constitucional.

“A prefeitura de Maués deve ser intimada a prestar esclarecimentos e responsabilizada por sua conduta irregular.

A reportagem do Fato Amazônico tentou contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Maués, pelo telefone (92) 9226-xxxx, para falar sobre a denúncia enviada ao Ministério Público referente ao Fundo de Previdência Social do Município (SISPREV), mas o número estava fora de serviço. O espaço segue aberto para manifestação da prefeitura.

Confira Documento

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab
Artigo anteriorRoberto Cidade comanda votação que instituiu PCCR aos servidores da Jucea e garantiu maior autonomia à Defesa Civil
Próximo artigoMPF recomenda que Facebook exclua da rede social anúncios de venda ilegal de mercúrio líquido