Yuri Pinheiro – SECOM

Potencializar o comércio do artesanato parintinense no mercado nacional e internacional é uma realidade cada vez mais crescente e que ganha força com uma parceria entre a Prefeitura de Parintins e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Amazonas). Nesta terça-feira, 11, uma reunião entre representantes do órgão e da Secretaria Municipal de Turismo alinhou ações para investir neste setor do município.

O encontro contou a presença da analista do Sebrae, Lilian Simões, a consultora Rozana Trilha, a subsecretária de turismo de Parintins, Carla Garcia, e a secretária de turismo, Karla Viana. Foram discutidas ações para a implementação em Parintins de dois projetos do Sebrae de incentivo e comercialização do artesanato: “Do festival ao Futuro – Parintins Criativa” e também “Artesanato Amazonense”.

O primeiro projeto (Artesanato Amazonense) começa com um Encontro de Negócios, que será realizado no dia 29 de março, quando o Sebrae Amazonas vai trazer à Parintins 14 lojistas das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil que tem a intenção de comprar artesanato produzido em Parintins. Os artesãos parintinenses irão expor seus produtos a esse grupo de empresários, que poderão ser comprados e comercializados por eles.

O outro projeto (Do Festival ao Futuro – Parintins Criativa) é de autoria do Sebrae Amazonas, mas compartilhado pelo Sebrae Nacional. “A gente vai trabalhar com as agremiações Caprichoso e Garantido com o intuito de trabalhar os resíduos do Festival, trabalhar com produtos, com conceitos para tendências de mercado. A gente quer muito trabalhar Parintins como um dos polos de cidade criativa do estado do Amazonas”, explica Lilian Simões.

Economia Criativa

Ambos projetos buscam incentivar a atuação mercadológica do artesanato e a criatividade do artista parintinense em todas regiões do Brasil e do mundo, expandido a vitrine do produto local. Segundo Lilian Simões, essa iniciativa empreendedora também vai impulsionar diversos setores do turismo e da cultura como rede hoteleira, serviços de transporte, culinária e demais pontos da economia do município.

“Atrelar o artesanato ao turismo é uma saída econômica. Levar o artesanato parintinense para as feiras nacionais e internacionais é uma vontade muito grande do prefeito Mateus Assayag. Então, a gente está aqui para firmar essa parceria com o Sebrae, que vem fortalecer cada vez mais esse trabalho”, disse a secretária de turismo, Karla Viana.

O Sebrae Amazonas vai reunir com o prefeito Mateus Assayag para apresentar oficialmente os projetos e firmar a parceria. A iniciativa empreendedora conta com atuação de consultores renomados como Sérgio Matos, Rozana Trilha e Jucelma Coutinho.

Artigo anteriorBrasileiros são resgatados após meses de tortura em Mianmar
Próximo artigoRamon Menezes exalta evolução do Brasil no Sul-Americano sub-20: “Mostraram espírito”