A Prefeitura de Parintins tem a meta de vacinar aproximadamente 14 mil animais, entre cães e gatos, na zona urbana e rural de Parintins durante a Campanha Antirrábica 2016. As ações iniciaram no dia 4 de novembro no bairro União, com o envolvimento de 15 pessoas, sendo 10 na cidade e 5 nas comunidades rurais.

De acordo com o coordenador da vigilância em saúde, Marcos Batista, a vacinação dos animais na zona rural vai ser feita nas comunidades polos Mocambo, Caburi, Vila Amazônia, Zé Açu, Maranhão e Tracajá.

“Na cidade, iremos contemplar todos os bairros e estamos empenhados em bater a meta. Sabemos que através da mordida do cão ou gato o ser humano pode contrair o vírus da raiva, por isso é importante que os donos dos animais contribuam conosco na hora da vacinação”, argumenta Marcos.

O secretário de saúde, José Maria Castro, destaca que as equipes também realizarão a vacinação nos animais que vivem nas ruas. Ele destaca que devem ser vacinados todos os cães e gatos que estejam saudáveis, com no mínimo 3 meses de idade, inclusive fêmeas grávidas ou em amamentação.

José Maria afirma também que os agentes estarão com os equipamentos necessários e a população deve facilitar a entrada deles em suas residências. “O vírus da raiva infecta o sistema nervoso central do ser humano causando encefalopatia e pode levar a morte, por isso todos devem abraçar a campanha”, enfatiza.

Artigo anteriorProcesso que pede anulação das eleições em Manacapuru agita eleitores do município
Próximo artigoProvas para estágio no TCE-AM acontecem no domingo (13), na antiga Utam