Palestras e oficinas de orientação profissional estão sendo levadas às faculdades de Manaus, por meio de uma ação da Prefeitura de Manaus. Nos últimos dias, receberam as ações a Faculdade Literatus e a Faculdade Salesiana Dom Bosco, onde participaram mais de 400 acadêmicos dos cursos de Administração e Psicologia.

O objetivo é garantir ao estudante conhecimento prático sobre gestão e conhecimento sobre a situação do mercado do trabalho. A ação nas faculdades está sendo realizada pelo Setor de Qualificação e Treinamento da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), integrado ao Sine Manaus.

Segundo o chefe do Setor de Qualificação da Semtrad, Fábio Castro, a iniciativa surgiu após constatação de que o Sine Manaus disponibilizava vagas para profissionais recém-formados, mas alguns candidatos não conseguiam êxito nas entrevistas realizadas dentro das empresas contratantes.

“Ao observarmos essa deficiência, decidimos criar ações dentro das faculdades para garantir que os futuros profissionais tenham êxito nas entrevistas e testes para o primeiro emprego. Esperamos com isso aumentar as estatísticas de contratação de recém-formados cadastrados no Sine Manaus, nos próximos anos”, concluiu Castro.

Nas ementas das palestras estão temas como a “Importância da imagem pessoal e o comportamento no ambiente de trabalho”, o “Mercado de Trabalho e a Necessidade dos Estudos”, “Conhecimento sobre a Língua Portuguesa”, entre outros assuntos.

A relação de palestrantes inclui profissionais renomados no mercado amazonense como a psicológica Simone Meira que tem MBA em Gestão de Pessoas, coach formada pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) e treinadora comportamental. “Nossa ideia é passar ao acadêmico a importância do conhecimento prático e do cuidado com a imagem pessoal, cujos requisitos contam bastante em uma entrevista de emprego”, disse.

Outra palestrante é a professora universitária Edna Maria de Almeida é graduada em Administração com ênfase em Comércio Exterior e tem pós-graduação em Marketing. “Quando se está na faculdade pensa-se que só a informação teórica é suficiente para obter uma vaga e sabemos que, nos últimos anos, o mercado se tornou mais exigente”, completou Edna.

A equipe de qualificação da Semtrad trabalha com um cronograma para continuar as visitas de orientações às faculdades até o fim do ano.

Artigo anteriorTRE-AM e órgãos de segurança apresentam plano integrado para eleições 2016 no Amazonas
Próximo artigoCâmara derruba veto e aprova dois projetos em sessão desta terça-feira