O projeto Minicursos On-Line, da Prefeitura de Manaus, irá ensinar, durante o mês de agosto, diferentes técnicas de reaproveitamento de vidro.  A videoaula da última sexta-feira (07), teve como tema a decoração de garrafas com uma técnica de pintura abstrata. O trabalho consiste na reutilização de garrafas de vidro, transformando-as em peças decorativas.   

Divulgação/Semmas

Na videoaula, a instrutora Thesca Godinho, técnica em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), explicou quais os materiais necessários e o passo a passo para a confecção. Ela reutilizou uma garrafa de suco, que se transforma em uma verdadeira peça de arte. “Importante ressaltar que esse é um trabalho que pode se tornar uma fonte de renda para quem o faz, tendo em vista a facilidade de se encontrar garrafas e potes de vidro que, ao invés de serem descartados, podem virar artigos de decoração”, afirma Godinho.

A técnica lembra que existem outras técnicas que podem ser utilizadas para a decoração de vidros, a exemplo da papietagem e decupagem com jornal e revista.

“Nas próximas videoaulas, teremos oportunidade de ensinar a fazer decoração fácil e a um custo baixo, com resultado surpreendente”, explica a instrutora. Ela destaca outros aspectos: o do tempo de decomposição na natureza do vidro – aproximadamente 400 anos – e a importância da coleta seletiva de resíduos.

O projeto Minicursos On-Line disponibiliza semanalmente uma videoaula gratuita, abordando um tema de interesse ambiental. Lançado em junho deste ano, como forma alternativa de repassar os conteúdos das oficinas e minicursos oferecidos pela Semmas durante a pandemia de Covid-19, o projeto já conta com milhares de visualizações, sendo a da última sexta-feira a nona videoaula da série. A intenção é estender o projeto até o final do ano, com um total de 40 videoaulas publicadas. Os conteúdos são disponibilizados pelas redes sociais da Semmas (Facebook, Instagram, YouTube e site semmas.manaus.am.gov.br) e pelo canal da Prefeitura de Manaus no YouTube.

Artigo anteriorServidores da Educação recebem formação especial para retorno às aulas em Manaus
Próximo artigoProfissionais da saúde terão gratuidade no Teatro Amazonas no mês de agosto