Divulgação/Seme d

Com o tema “Gestão Financeira Escolar – Estratégias para o Sucesso”, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza as oficinas do Programa Orçamento na Escola (Proesc) 2025 nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da rede municipal de educação. A meta é capacitar os gestores quanto à execução e prestação de contas de forma correta e transparente dos recursos do programa.  

Os escritórios são promovidos de forma cooperativa do Proesc com a participação da Controladoria-Geral do Município (CGM), da Gerência de Análise de Prestação de Contas (GAPC) e da Comissão Permanente de Orientação e Monitoramento do Proesc (CPOM). A programação ocorre em tempo integral com orientações operacionais e estudos de casos para facilitar boas práticas de execução e prestação de contas.

No seu quinto ano de implantação, o programa criado pela Semed trabalha o fortalecimento da autonomia dos conselhos escolares e da descentralização de recursos para aquisições, serviços em equipamentos e infraestrutura das unidades de ensino da Semed. O programa atende 501 escolas municipais, beneficiando os 248.859 mil alunos da rede.  

A coordenadora do Proesc, Jussara Marques, explica que o programa traz benefícios e autonomia para os gestores desenvolverem as prioridades e atividades nas referidas unidades de ensino.  

“Essa primeira parte é de orientação. Após esse momento, será realizada uma espécie de estudo de caso, onde serão formados grupos com os gestores, e onde analisaremos casos que aconteceram no decorrer do ano. Nesses estudos de casos, os gestores colocam a transparência, como o programa tem sido desenvolvido de acordo com as orientações. O Proesc a cada ano melhora os seus serviços para a comunidade de um modo geral”, completou Jussara.

Programação  

 

Nesta terça-feira, 25/3, um workshop foi realizado no auditório da DDZ Leste 1, bairro Armando Mendes, zona Leste. A divisão conta com 72 unidades de ensino e atende aproximadamente 21 mil alunos, desde as creches municipais até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O gerente administrativo Allan Andrade de Souza acompanhou as atividades próximas com os gestores e disse que as informações e orientações sobre o programa são essenciais para o avanço nas unidades de ensino.

“É muito importante para que as pessoas possam, junto com os nossos gestores, detalhar quanto aos recursos municipais aplicados nas nossas escolas para o produto final, que são os nossos alunos. Esse escritório vem passar para todos nós, de uma forma didática, os procedimentos que as pessoas têm que adotar para que os recursos sejam gastos de uma maneira eficaz e eficiente”, afirmou o gerente.

Participando pela segunda vez no workshop, o diretor André do Nascimento Rocha, da escola municipal Professora Graciele Fernandes, bairro São José, zona Leste, destacou que são conhecimentos importantes para se trabalhar com alunos, que vão da educação infantil ao 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 

“As informações que são repassadas, são boas para nos orientar de que forma a gente pode usar esse dinheiro, ajudando a escola no aprimoramento, tanto de questões físicas, de estrutura, quanto de materiais. Esse trabalho é feito em conjunto, entre a equipe pedagógica, de professores e a comunidade. A gente faz reuniões com os professores e verificamos o que é necessário para usar dentro da escola”, salientou. 

A programação das oficinas do Proesc iniciou, no dia 12/3, com os gestores da rede municipal de ensino, na DDZ Sul. As DDZs Oeste e Norte também já receberam o treinamento. Nesta quarta-feira, 26/3, será uma vez da DDZ Leste 2, e na quinta-feira, 27/3, os diretores da DDZ Rural serão beneficiados.

Artigo anteriorApós goleada, Dorival ainda acredita na Seleção: “Encontraremos o caminho”
Próximo artigoNutricionista explica como aumentar a testosterona de forma natural