Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus promove, nesta sexta-feira, 30/5, às 9h, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, localizado no bairro Da Paz, zona Centro-Oeste, uma “Roda de Conversa sobre Prevenção a Violência contra a pessoa idosa”, que reunirá profissionais e gestores de saúde do Distrito Rural da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A ação integra a programação do “Junho Violeta”, um movimento anual que tem como objetivo alertar a população sobre as formas de violência às pessoas idosas e fortalecer seus direitos.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde do Idoso, Eliny Rocha, informa que o “Junho Violeta” é uma ação importante para que a sociedade reflita sobre as formas de violência nas quais os idosos podem ser vítimas. Para muitas pessoas, explica Eliny, a concepção de violência é restrita ao abandono, à negligência física ou financeira, por exemplo, mas existem outras maneiras, muitas vezes sutis, de constranger, invalidar o discurso e reduzir a importância de uma pessoa idosa.

“O idadismo, por exemplo, é uma forma de violência. Quando alguém trata um idoso como se ele fosse incapaz, menos inteligente por causa da idade, isso é um preconceito. A infantilização do idoso, também. Uma pessoa não quer ser integrada como uma criança que não tem capacidade de fazer suas escolhas. A oficina vai abordar esses temas, porque o profissional de saúde tem contato direto com idosos e seus familiares, e precisa estar preparado para orientá-los sobre as formas de violência à pessoa idosa”, ressalta a enfermeira.

Além da qualificação com abordagem nos tipos de violência, o escritório também vai abranger os canais de denúncia, a rede de proteção e a discussão do fortalecimento da assistência à pessoa idosa.

Além do Disa Rural, os profissionais e gestores de todos os distritos de saúde da Semsa participam das dinâmicas sobre o “Junho Violeta”. No Disa Sul, a roda de conversa acontece no dia 3/6, enquanto no Disa Oeste, o evento ocorre no dia 9/6. Os profissionais de saúde do Disa Leste se reunirão no dia 13/6 e, no dia 24/6, serão uma vez os servidores do Disa Norte.

O tema será ampliado em todas as unidades da Semsa onde as equipes de saúde abordarão nas salas de espera dos estabelecimentos de saúde.

Artigo anteriorApós mais de 50 dias desaparecido, caçador é encontrado com vida em área de mata no interior do Amazonas – Vídeo
Próximo artigoApresentações de quadrilhas e shows gratuitos de artistas locais marcam primeiro fim de semana do “Arraial da Alegria”