Divulgação / Semsa

Prefeitura de Manaus registrou um aumento significativo de pessoas vacinadas contra influenza desde que o imunizante passou a ser disponibilizado ao público geral, na segunda-feira, 25/11. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicam que só nos primeiros cinco dias, 30.529 pessoas receberam o imunobiológico contra a gripe.

A média de pessoas vacinadas por semana antes da liberação para o público geral era de 8 mil pessoas. A campanha se estende até o dia 31 de janeiro.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, comemora o aumento no número de vacinados contra as formas graves da influenza e avalia que esse comportamento evidencia um avanço, uma vez que demonstra que para alguns segmentos sociais está clara a importância da vacina. Mas a médica pondera que os grupos prioritários, que são o foco da campanha, precisam compreender que ao não receber o imunizante, ficam mais vulneráveis ao vírus influenza.

“Estamos felizes, porque a busca pela vacina nos pontos de saúde tem sido expressiva desde que a Semsa abriu a vacinação para qualquer pessoa acima de seis meses de idade, na segunda-feira, 25/11. Mas insistimos na necessidade de idosos, crianças, gestantes, puérperas e indígenas que vivem em terras indígenas, ainda podem buscar a vacina para se proteger. É uma medida essencial para evitar hospitalizações e até o risco de óbitos”, observa Shádia Fraxe.

O total de pessoas imunizadas no período de 9 de setembro a 29 de novembro, é 252.435 pessoas.

A vacina contra a gripe está disponível em 170 salas de vacinação, distribuídas nas unidades da Semsa, que funcionam em horário regular, das 8h às 17h, e também no horário estendido, das 7h às 20h. Para facilitar o acesso ao imunizante, a prefeitura disponibiliza seis unidades que funcionam aos sábados, das 9h às 12h.  A Unidade de Saúde da Família (USF) Carmen Nicolau, localizada na rua Nestor Nascimento, s/nº, no Lago Azul, zona Norte da capital, funciona nos dias úteis e também aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

A influenza trivalente protege contra três cepas dos vírus Influenza: A e B e pode ser administrada com outras do calendário nacional de vacinação.

“A vacina contra a influenza é indicada para todos os adultos, jovens, idosos, crianças e bebês a partir de 6 meses. A única observação que fazemos é se a pessoa está gripada ou com diagnóstico de Covid-19. Nessas situações é preciso aguardar até que esses sintomas melhorem para poder receber a vacina”, aconselha a secretária.

Os endereços e horários de funcionamento estão disponíveis no link  bit.ly/salasinfluenza, ou no portal da secretaria  (manaus.am.gov.br/semsa). Para ser vacinado, o usuário deve apresentar documento oficial de identificação, CPF ou cartão SUS, e, se tiver, cartão de vacina.

Artigo anteriorPF não encontra pistas em bagagem de brasileiro desaparecido na França
Próximo artigoDona de clínica estética é presa após morte de paciente em Goiás