Para estudantes em séries mais avançadas, como o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, o início de um ano letivo traz novos desafios: maior carga de conteúdo, cobranças mais intensas e, muitas vezes, a preparação para vestibulares ou exames importantes. Começar o ano de forma organizada e com autonomia pode ser o diferencial para enfrentar essa etapa com confiança e alcançar bons resultados.
Mariana Bruno Chaves, pós-graduada em psicopedagogia e especialista em educação na rede Kumon, destaca que a organização é uma habilidade importante para estudantes em fases mais exigentes. “Ter uma rotina bem estruturada e ser capaz de organizar materiais, horários e prioridades é essencial para o bom desempenho. Nessas séries, a autonomia ganha um papel ainda mais importante, pois o estudante precisa aprender a gerenciar o próprio aprendizado”, explica Mariana.
A especialista conta o que fazer para começar o ano letivo com organização e confiança.
Planejamento: antes do início das aulas, os estudantes podem revisar os materiais escolares do ano anterior, descartar o que não será mais usado e organizar cadernos, livros e fichários para o novo ano. Criar um cronograma de estudos que inclua tempo para lições de casa, revisões e atividades extras ajuda a evitar acúmulos e facilita o aprendizado contínuo.
Revisão de conteúdos: para alunos que avançam para séries mais complexas, rever conceitos aprendidos no ano anterior pode ser importante.
Definição de metas claras: estabelecer objetivos específicos para o ano, como melhorar o desempenho em determinada disciplina ou atingir um nível de fluência em inglês, ajuda o estudante a manter o foco. “Quando o aluno visualiza o que deseja alcançar, ele se sente mais motivado a seguir em frente”, conta Mariana.
Desenvolvimento da autonomia: nessas fases escolares, é importante que os pais incentivem os filhos a gerenciarem o próprio tempo e responsabilidades. “A autonomia não surge de forma instantânea, ela é construída gradualmente. Incentivar o estudante a resolver problemas sozinho, buscar materiais extras ou tirar dúvidas com professores são formas de fortalecer essa habilidade”, reforça.
Equilíbrio entre estudos e bem-estar: para que o aprendizado seja efetivo, é necessário que o estudante também tenha momentos de lazer e descanso. Praticar esportes, ouvir música ou simplesmente relaxar são hábitos que contribuem para a saúde mental e ajudam na concentração durante os estudos.
Alunos que adotam essas práticas conseguem iniciar o ano mais organizados e confiantes. Um exemplo é Joseph Lima, de 13 anos, estudante do Ensino Fundamental II e aluno do Kumon de português e matemática. Durante as férias, ele utilizou o método para revisar e avançar em novos conteúdos. “Usar as férias para estudar me ajudou a começar o ano sem ficar perdido nos primeiros dias. Planejar meu tempo também me deixou mais tranquilo, porque consegui estudar e ainda aproveitar para descansa. No começo das aulas, já estava familiarizado com os tópicos mais difíceis. Isso me deu muita confiança para acompanhar as matérias na escola”, conta o aluno.
Mariana reforça que a preparação antecipada e a adoção de hábitos de organização são investimentos para o futuro. “Os alunos que desenvolvem autonomia e disciplina desde cedo estarão melhor preparados para enfrentar não apenas os desafios escolares, mas também os da vida adulta”, conclui.
O método Kumon desenvolve habilidades acadêmicas essenciais para a rotina escolar e para a vida, entre elas o autodidatismo. Com material exclusivo e gradativo, o aluno avança na resolução de novos exercícios por meio de exemplos em que ele entende por si como fazer, evoluindo assim por forma do autodidatismo.
Além disso, o método também promove a concentração, capacidade de síntese, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança.
Para mais informações acesse o site kumon.com.br
Sobre o Kumon
Criado no Japão em 1958, pelo professor Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes. O método de estudo está presente em mais de 60 países e reúne mais de 3,5 milhões de estudantes. No Brasil são mais de 1.500 unidades em quase 580 cidades, somando mais de 175 mil alunos, de aproximadamente 200 mil estudantes na América do Sul. Mais informações no site http://www.kumon.com.br/