Presa pela Polícia Federal (PF) durante a Operação VERTEX, uma nova fase da Operação Maus Caminhos, que investiga a prática de crimes de corrupção passiva, lavagem de capitais e pertinência a organização criminosa, a ex-primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, deixou a cadeia no final da tarde deste domingo, 21.
Do total de oito nove presos, apenas Nejmi Aziz, mulher do senador Omar Aziz, foi colocada em liberdade em menos de 48 horas.
Ela foi recolhida ao Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), localizado no quilômetro 8 da BR-174.
A desembargadora federal, Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, atendeu parcialmente o pedido de liminar para determinar a imediata soltura de Nejmi Aziz.
“Da análise da decisão recorrida constata-se que os fatos delituoso atribuídos à paciente remontam ao período compreendido entre 2014 e 20q6, não contemporâneos ao decreto prisional. Ainda nos fundamentos apresentados na decisão impugnada não revelam a imprescindibilidade da prisão temporária”, sustenta a magistrada.
A desembargadora usou, também, do argumento de que “não se admite a prisão temporária sem que tenha sido apresentada fundamentação que revele a imprescindibilidade de cautelar para as investigações criminais, com base nos princípios da não-culpabilidade e proporcionalidade”
Veja a decisão na íntegra